Diplomacia

Deu no noticiário da UOL:
“Maureen Chao, vice-cônsul dos Estados Unidos no estado indiano de Tamil Nadu, provocou uma crise diplomática após afirmar em uma escola de Chennai, capital do estado, que a falta de banho havia deixado a pele dela “suja e escura”, como a dos indianos. Políticos locais pediram pelo afastamento imediato de Chao do consulado.”
Quando eu era mlk, achava que os diplomatas estudavam visando a serem poliglotas e finos (normas da etiqueta social estabelecida). Faz parte da fineza tratar os outros com educação.
Provavelmente, Batatinha (músico popular baiano) não estudou sequer o segundo grau, talvez nem tenha o primeiro grau completo. Mas escreveu os versos:
“Meu desespero ninguém vê
Sou diplomado em matéria de sofrer”.
Continuo a valorizar o domínio de línguas (indo além da piada Collor, é claro) e até as normas da etiqueta social dominante. Mas não custa lembrar que valores humanos, em Blade runner, sobrevivem nos andróides!

Nasci em Natal (1950). Vivo em São Paulo desde 1970. Estudei História e Artes Visuais. Escrevo sobre História (Imprensa, Artes Visuais, Cinema Literatura, Ensino). Traduzo poemas e letras de canções (do inglês e do francês). Publiquei lvros pelas editoras Brasiliense, Marco Zero, Papirus, Paz e Terra, Perspectiva, EDUFRN e EDUFRJ. Canto música popular. Nado e malho [ Ver todos os artigos ]

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ao topo