Direito ao Cinema exibe filme em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

O projeto Direito ao Cinema da Estácio Alexandrino retoma suas atividades no próximo sábado (12) com o filme inglês “As Sufragistas”, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, que ocorre nesta terça (08). A sessão, que acontece a partir das 13h na unidade da Alexandrino, tem entrada gratuita e é aberta ao público. O projeto visa relacionar a sétima arte com os principais temas sociais, filosóficos, psicológicos e jurídicos, construindo assim uma visão crítica e consolidando a cidadania e o pensamento coletivo.

“As Sufragistas” retrata o início do século XX, após décadas de manifestações pacíficas, quando as mulheres ainda não possuem o direito de voto no Reino Unido. Um grupo militante decide coordenar atos de insubordinação, quebrando vidraças e explodindo caixas de correio, para chamar a atenção dos políticos locais à causa. Maud Watts, sem formação política, descobre o movimento e passa a cooperar com as novas feministas. Ela enfrenta grande pressão da polícia e dos familiares para voltar ao lar e se sujeitar à opressão masculina, mas decide que o combate pela igualdade de direitos merece alguns sacrifícios.

Após a exibição, haverá uma roda de conversa e debate sobre o tema abordado pelo filme com a militante feminista, arquiteta e educadora, Claudia Gazola, do Coletivo Autônomo Feminista Leila Diniz.

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 4 =

ao topo