Ditaduras

Livro sobre ditaduras sul-americanas será publicado gratuitamente no Facebook. A publicação faz parte de uma iniciativa potiguar de democratização da leitura nas redes sociais: o Projeto Reticências.

O assassinato de Orlando Letelier, ex-embaixador chileno, em 21 de setembro de 1976, é o ponto de partida para uma eletrizante trama internacional que reúne ficção e realidade. “O voo do condor”, de autoria de Marcos Vazniac, conta a história de Pietra Rossi e Alberto Alboreto, um casal de jornalistas que tentam denunciar e frear as ações dos agentes da Operação Condor pelo mundo. Com a ajuda do agente da inteligência do Vaticano Roberto Moreno, eles perseguem os rastro de sangue deixados pelo condor. Além de um belo thriller de ação, o livro reacende a discussão sobre um dos episódios mais obscuros da história dos países da América do Sul.

A Operação Condor foi uma aliança, comandada pelo ditador chileno Augusto Pinochet, que reuniu seis países sul-americanos na década de 70 para assassinar e perseguir todos que fossem contrários aos regimes ditatórias existentes na época. Estima-se que o saldo dessas ações foi mais de 50 mil mortos, 30 mil desaparecidos e 400 mil presos e torturados.

A obra será publicada por inteiro na página do Projeto Reticências (www.facebook.com/projetoreticencias ou www.projetoreticencias.com.br) de forma gratuita. A iniciativa pretende democratizar o acesso à cultura e valorizar os novos autores. A proposta é que os leitores conheçam a obra e se gostarem, possam adquirir o livro impresso em seguida; ou seja: “leia antes e pague depois… mas só se gostar”.

Uma outra novidade que o Projeto traz é a possibilidade dos leitores debaterem diretamente com o autor os trechos do livro, por meio de comentários na Fanpage do projeto ou no grupo de discussão a ser criado no Whats app.

Projeto Reticências

O Projeto Reticências é uma iniciativa colaborativa que conta com o apoio dos leitores realmente apaixonados pelo prazer da leitura para disseminar nas redes sociais arte, cultura e conhecimento. A proposta é publicar de maneira gratuita obras literárias de autores estreantes de maneira fragmentada em postagens diversas; uma espécie de folhetim digital nas mídias sociais. E com isso despertar o interesse dos leitores para que possam contribuir para viabilização da obra impressa. Essa é uma iniciativa que pretende aliar tecnologia e literatura, com o objetivo de disseminar o gosto pela leitura e dar oportunidades aos novos autores.

Conheça o Projeto Reticências e acompanhe “O voo do condor” a partir do dia 26 de maio nos endereços www.facebook.com/projetoreticencias ou www.projetoreticencias.com.br. E se gostar, peça seu livro impresso.

Comentários

There is 1 comment for this article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + quatro =

ao topo