[DOC] “O Bé desse Bode é Ibérico”, de Carito Cavalcanti

Em homenagem ao historiador, escritor e professor Muirakytan Macêdo, cineasta Carito Cavalcanti liberou filme que conta com a participação de um dos maiores intelectuais potiguares, morto mês passado.

Road movie narra uma viagem do realizador audiovisual por Portugal, em que “vislumbra fagulhas existenciais que vibram no norte de Portugal e no sertão do Brasil”, região onde Muirakytan se especializou (e deixou uma produção em livros de valor inestimável).

Sinopse:

Viagens dentro de uma viagem. O filme narra a viagem que o cineasta Carito Cavalcanti fez para o norte de Portugal no inverno de 2017. O road movie faz um pequeno passeio pelo chamado “Portugal Profundo” e vislumbra fagulhas existenciais que vibram do norte de Portugal até o sertão do brasil. O nervo óptico está atento aos itinerários humanos que vivem a tensão entre o peso do passado e o exílio. Douro, Trás Os Montes e Minho, em Portugal, e o Seridó, no Rio Grande do Norte, iluminam-se. O diretor considera o doc como filme-ensaio, onde o acaso guia o filme. O filme se deixa contaminar pela própria viagem, transcendendo muitas vezes ao tema principal. Assim, momentos coadjuvantes invadem o filme-viagem, co-protagonizando essa busca aberta, narrada numa linguagem pessoal e poética, com um toque de metalinguagem.

Ficha técnica:

Direção, Roteiro, Fotografia, Som Direto, Texto e Narração: Carito Cavalcanti
Edição e Finalização: Levi Herrera
Trilha Sonora Original: Toni Gregório
Musica Incidental: Frustrados (Riça)
Mixagem e Edição de Áudio: Fernando Suassuna
Projeto Gráfico: Brunno Martins
Elenco: Anna Zêpa, Renata Silveira, Pablo Capistrano, Luís Portugal, Carlos Moreira, Mariano Preto, Rudá Virginio, Muirakytan Macêdo, Titina Medeiros

Filmado no norte de Portugal, no noroeste espanhol e no Seridó-RN (Nordeste do Brasil), Em 2017. Editado e Finalizado em Natal-RN-Brasil, em 2018 e 2019.

Realização: Praieira Filmes e Sucesso

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ao topo