Blog

É a fotografia potiguar construindo a vanguarda do futuro

Pensei ser impressão minha pela própria mobilização dos profissionais potiguares da fotografia. Mas não. Conversei com alguns e realmente o segmento, aqui no RN, tem caminhado na vanguarda dos acontecimentos quando o assunto é a fotografia contemporânea e sua evolução, seja na qualidade do material ou, principalmente, no espaço conquistado na mídia, nos editais e na atenção do público. E muito disso se deve à Aphoto.

Mas outro exemplo bacana é a criação do Estúdio P. A proposta é ampliar o diálogo que a fotografia contemporânea estabelece atualmente no desenvolvimento das artes visuais através da realização do projeto “Construindo novos olhares: quando a imagem fala e representa”. A ideia é trabalhar a fotografia contemporânea nas escolas como uma ferramenta de transformação social dos indivíduos, sejam professores ou jovens.

As atividades consistem em oficinas de capacitação para os professores da rede pública de ensino, e oficinas para os alunos. As oficinas tema característica de introduzir a fotografia no universo de cada participante. O desdobramento deste aprendizado durante as oficinas é que cada um possa ser um multiplicador. Todas as atividades realizadas têm o objetivo de refletir e construir o olhar individual de cada aluno/professor e de seu universo.

Pablo Pinheiro está à frente do projeto, que aposta em resultados, frutos da reflexão, e revelará como o indivíduo se apropria do seu olhar fotográfico e de como ele desenvolve este fazer fotográfico, focando apenas em seu universo cotidiano.

Os trabalhos com professores e alunos já iniciaram nas escolas públicas contempladas: Escola Municipal Luiz Maranhão Filho, Escola Municipal Celestino Pimentel e Escola Municipal Professora Terezinha Paulino de Lima.

Ao final do projeto haverá uma publicação online, na qual estarão os resultados em imagens geradas pelos professores e alunos, algumas exposições de processos e das dinâmicas adotadas no projeto e os relatos de alguns professores e participantes. Este conteúdo será disponibilizado online para baixar e ser compartilhada para todos os territórios.

Maiores informações:

Pablo Pinheiro

+55 84 9999.9111

contato@estudiop.com.br

www.estudiop.com.br

Share:
Conrado Carlos

Comentários

1 comment

Leave a reply