É O FIM? Idealizadores do Goiamum Audiovisual pedem afastamento na realização do festival
COMUNICADO À COMUNIDADE DO AUDIOVISUAL POTIGUAR
por Nelson Marques (Cineclube Natal) e Henrique José (ZooN)
Como idealizadores do Festival Goiamum Audiovisual desde 2007, representando o Cineclube Natal e a ZooN, e a sua consequente realização anual, desde então, na cidade do Natal, nos colocamos na obrigação de deixar explicitada e registrada a nossa posição em relação à nossa participação nas próximas edições do Goiamum Audiovisual.
Ao longo de todos esses anos, nós da Comissão Organizadora e Executora do Goiamum, tivemos o cuidado permanente de apresentar um festival que sempre primou pela sua excelência na qualidade, diversidade de suas atrações, e seriedade na sua execução.
Não é sem razão, portanto, que esse festival tenha adquirido nome e respeito do audiovisual potiguar e seja hoje uma referência no circuito de festivais de cinema tanto no estado do Rio Grande do Norte, quanto nos outros estados do Brasil.
Em 2015 tivemos a realização da oitava edição do Goiamum Audiovisual, mais uma vez com sucesso de público e de crítica.
Ao longo desses anos, nossas divergências de como conduzir alguns aspectos do projeto e da equipe foram sendo explicitados, chegando num momento de incompatibilidade de gestão, ao mesmo tempo em que a ZooN está num processo de fechamento e Henrique José modificou suas prioridades como artista visual e realizador.
Como normalmente acontece, fechamos em meados do ano passado o relatório parcial para apresentação de seus resultados e para a prestação de contas. Ainda em 2015 reivindicamos o estorno de um desconto indevido da verba obtida em edital público da Fundação Capitania das Artes, através de pedido formal e fundamentado e endereçado ao gestor público.
Neste ano de 2016 ainda estamos na finalização de atendimento de demandas fiscais para o fechamento das contas do festival e foi exatamente a partir do fim do ano passado e neste ano de 2016 que surgiram algumas diferenças insanáveis na forma de responder às demandas realizadas pela gestão pública.
Em razão desta dificuldade insuperável em termos de procedimentos administrativos adotados e estilos de condução das atividades e do trabalho em equipe, bem como das mudanças de prioridades, é que comunicamos através desta o afastamento definitivo da condução e da realização das próximas edições do festival Goiamum Audiovisual.
É importante destacar, no entanto, que ainda estamos comprometidos com a conclusão da prestação de contas e pagamentos pendentes da edição de 2015, pela qual estamos atrelados até sua conclusão final.
Natal, RN, 26 de maio de 2016
Comentários