Editora da UFRN lança pacote de livros e homenageia Newton Navarro” dia 03 na ANL

S

A Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a Academia Norte-rio-grandense de Letras e o Conselho Estadual de Cultura promovem uma homenagem ao artista Newton Navarro: Leitura Poética de Newton Navarro. Na ocasião, fragmentos da obra literária do artista serão lidos, entre poemas, contos e crônicas a revelação da poética do artista. Um presente à cidade que ganha uma coleção de obras do artista e sobre o artista Newton Navarro (1928-1992), três títulos recém-lançados estarão à venda. O relançamento do primeiro livro de contos, agora em terceira edição, “O solitário Vento do Verão”; a reunião de poemas e crônicas esparsas que estiveram nos jornais diários da cidade, anos 1950 e 1960, “Sete poemas quase inéditos e outras crônicas”; e uma coletânea de entrevistas em que amigos e estudiosos da obra do artista revelam também o homem extraordinário e criador de uma arte total, “Saudade de Newton Navarro”. Coleção que chega à cidade com o mesmo tom surpreendente do artista, na organização de um ato literário para sagrar a sua obra e lançamento dos livros, na casa a que pertenceu, no salão nobre da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, 03 de dezembro, às 18h30.

Da razão da homenagem e os livros

Passados vinte anos de sua morte, a memória de Navarro, seus desenhos, seus contos e crônicas, continuam a contar a vida da cidade e a vida do sertão. Os temas podem surgir de bolhas de sabão, e podem seguir por uma contística que segue a linha do novo jornalismo e da literatura norte-americana de Hemingway e Faulkner, e que têm por temas o sertão e do mar, o universo do artista e sua vida. Navarro foi tão inventivo na sua literatura, quanto simples. É o autor pela sua obra que se recupera, que será reverenciado, lembrado e lido no ato que se promove, um marco na literatura do Rio Grande do Norte e uma forma de trazer à cabeceira e aos bancos das escolas e faculdades de letras, a leitura prazerosa e reveladora do artista. São os livros:

O solitário vento do verão

Newton Navarro

RESUMO: Primeiro livro de contos de Newton Navarro, é um marco inicial da sua carreira como ficcionista. São sete contos que compõem uma terceira edição revista, respeitando o disposto na primeira edição, tendo em vista alterações que apareceram na segunda edição, lançada pela FIERN, no volume obras completas de Navarro. Para a terceira edição, capa com desenho de Navarro. Acompanha também um posfácio que apresenta o autor, a obra e as condições em que o livro surge na cidade.

Sete poemas quase inéditos e outras crônicas não selecionadas

Newton Navarro

Paulo de Tarso Correia de Melo e Gustavo Sobral (Org.)

RESUMO: Reunião de crônicas e poemas de Navarro que ficaram nas páginas dos jornais Tribuna do Norte e Diário de Natal, recuperadas e selecionadas pelo poeta e escritor Paulo de Tarso Correia de Melo, a partir de recortes da época. O livro retrata o frescor e a qualidade das crônicas diárias de Navarro como peças literárias de beleza e encantamento e registros da época anos 1950 e 1960. São sete poemas, sessenta crônicas, notas explicativas e posfácio que aponta os caminhos do Navarro cronista, na abertura das seções, ao leitor é apresentado um estudo de Navarro para a composição dos seus quadros.

Saudade de Newton Navarro

Angela Almeida, Gustavo Sobral e Helton Rubiano (Org.)

RESUMO: Livro que reúne entrevistas com personalidades que conviveram com Newton e que narram suas histórias e impressões do artista. São eles: Maria Emilia Wanderley, Tassiano, Vicente Vitoriano, Marlene Galvão, Dorian Gray Caldas, Iaperi Araújo, Marcelo Fernandes, Tarcísio Gurgel, Woden Madruga, Antonio Marques, Ticiano Duarte, Lenine Pinto, Jurandyr Navarro e Paulo de Tarso Correia de Melo.

Os organizadores

O poeta Paulo de Tarso Correia de Melo, amigo de Navarro, colega imortal da academia, colecionador da sua arte, leitor e propagador da sua obra, entrevistado do livro Saudade, quem selecionou poemas e crônicas dos seus arquivos de recortes para compor o livro “Sete poemas quase inéditos e outras crônicas”; a fotógrafa, jornalista e doutora em Ciências Sociais, Angela Almeida, estudiosa da obra plástica de Navarro e leitora de sua literatura, que com seu olhar decisivo e sensível fotografou os entrevistados; o editor Helton Rubiano, atento observador da cidade leitor e apreciador da literatura potiguar, contista, jornalista, mestre em Estudos da Mídia, coordenador da coleção; Gustavo Sobral, autor dos posfácios, jornalista, mestre em Estudos da Mídia, cronistas das horas vagas, também escritor de outros livros e artigos.

Assessoria de Imprensa e contatos

Angela Almeida: a.almeidanatal@gmail.com / 9990 8150

Gustavo Sobral: gustavosobral1041@gmail.com / 8807 0880

Helton Rubiano: heltonrubiano@gmail.com / 9961 5737

Programação

Leitura Poética de Newton Navarro

Poema “As Roupas”, por Angela Almeida

Conto “Tarde”, por Tarcisio Gurgel

Crônica “Milhã, por Paulo de Tarso Correia de Melo

Crônica “Bolhas de sabão”, por Gustavo Sobral

Crônica “Vitalino”, Diógenes da Cunha Lima

Coleção Newton Navarro

Reedição de “O solitário Vento de Verão”, de Newton Navarro; “Saudade de Newton Navarro”, organização de Angela Almeida, Gustavo Sobral e Helton Rubiano; e “Sete poemas quase inéditos e outras crônicas”, organização Paulo de Tarso Correia de Melo e Gustavo Sobral.

Comments

There is 1 comment for this article
  1. Marcos Silva 30 de Novembro de 2013 8:54

    Estou no Acre, não pude deixar de expressar minha alegria por essa revalorização de Newton, figura da maior importância.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Go to TOP