Em todas as cores

Com cerca de 60 produções do Brasil e do exterior, além de apresentações de dança e teatro, debates e oficinas, o For Rainbow, festival de cinema e cultura voltado à promoção da diversidade sexual, chega, amanhã, à sua quarta edição com uma programação estrelada

Adriana Martins, Diário do Nordeste

A partir de amanhã, Fortaleza fica um pouco mais colorida, democrática e múltipla, com a abertura do IV For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual. Neste ano, o evento, que segue até o dia 2 de dezembro, muda-se para a Casa Amarela Eusélio Oliveira, no Benfica, por conta do fechamento temporário do Cine São Luiz.

Ao todo, serão exibidos 57 filmes de temática LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros). A drástica redução de lugares para exibição dos filmes (mais de mil no São Luiz, contra 148 no Cine Benjamin Abraão, da Casa Amarela) deve tornar a programação ainda mais concorrida. Pela primeira vez, o Festival traz uma mostra internacional, com 19 curtas e médias-metragens e o longa “Muxes” (México).

A mostra internacional é resultado da parceria do For Rainbow com o LesGai Cine Mad – Festival Internacional de Cinema Gay, Lésbico e Transexual de Madri, com curadoria da argentina Violeta Uman. O LesGai é um dos principais festivais da Espanha e reúne em seu acervo mais de três mil filmes independentes, sendo uma janela no cinema para organizadores de festivais internacionais LGBT.

Outro destaque da programação é a Mostra Competitiva, que reúne três longas-metragens nacionais e três estrangeiros, além de 18 curtas e médias-metragens. Há ainda a Mostra Nacional, com 13 curtas e médias-metragens brasileiros.

Abertura

O evento abre com “Dzi Croquettes” (foto), de Tatiana Issa e Raphael Alvarez. O documentário é um dos mais premiados na história do cinema brasileiro. Ele resgata a história do grupo performático carioca Dzi Croquettes, que marcou a contracultura do Brasil nos anos 70, com seus espetáculos de dança e teatro.

Dia 27 de novembro é a vez do longa “Boneca”, com direção de Sebastián Arrau. No enredo, um homem gay e solitário conhece uma mulher que procura um pai para seu filho. No dia, seguinte o destaque é o brasileiro “Meu amigo Cláudia”, documentário sobre a vida do transexual Cláudia Wonder – ícone da comunidade LGBT brasileira que trabalhou como colunista e repórter da revista G Magazine e do site G-online.

No dia 29, o festival traz uma coprodução da Alemanha e Taiwan, “Transformada em fantasma”, que narra uma misteriosa trama de morte envolvendo uma artista plástica alemã e uma jovem jornalista. Já o primeiro longa dirigido pela espanhola Antonia San Juan, “Você escolhe”, entra em cena dia 30. A diretora é mais conhecida no Brasil como a intérprete da travesti Agrado, em “Tudo Sobre Minha Mãe”, do badalado diretor Pedro Almodóvar.

A Mostra Competitiva encerra, dia 1º de dezembro, com o premiado brasileiro “Elvis e Madona”, comédia romântica sobre a relação da fotógrafa Elvis e da drag queen Madona, vividos por Simone Spolladore e Igor Cotrim. A película é a estreia de Marcelo Laffite na direção.

Na mostra competitiva de curtas-metragens, vale destacar a presença de dois cearenses: “A parada”, de Simone Lima, documentário sobre a preparação da comunidade LGBT de Horizonte para a Parada da Diversidade Sexual em Fortaleza; e “Glossário”, de Fábio Vieira, filme experimental sobre duas travestis.

Alguns filmes poderão ser debatidos com os próprios diretores ou integrantes do elenco. Os encontros acontecem sempre no dia seguinte à exibição, às 10 horas, no Hotel Iracema Travel (Avenida Almirante Barroso, 734, Praia de Iracema). Entre os convidados mais esperados pelo público estão os atores Ciro Barcelos Junior e Bayard dos Santos Tonelli, integrantes originais do Dzi Croquettes.

O For Rainbow inclui ainda oficinas de Direção de cinema para iniciantes (inscrições encerradas); de canto (no Theatro José de Alencar); e de atuação para TV (Cine Unibanco). As duas últimas acontecem nos dias 30, 01 e 02, das 9h às 12h. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail oficinas.forrainbow@gmail.com (até amanhã).

Fique por dentro
Destaques do festival

26/11

19h – Cerimônia de abertura da Mostra Competitiva
“Dzi Croquettes” (Brasil, 2009)

27/11

19h – Mostra Competitiva
“Sombras no vento” (Espanha, 2009)
“Boneca” (Chile, 2008)

28/11

19h – Mostra Competitiva
“Meu amigo Cláudia” (Brasil, 2009)
“A Parada” (Brasil, 2009)

29/11

16h – Mostra LesGai
“Muxes” (México, 2005)

19h – Mostra Competitiva
“Transformada em fantasma”
(Alemanha/Taiwan, 2009)

30/11

19h – Mostra Competitiva
“Você escolheu” (Espanha, 2009)

01/12

16h30 – Mostra LesGai
“Casamento à espanhola” (Espanha, 2008)

19h – Mostra Competitiva
“Elvis e Madona” (Brasil, 2010)

02/12

19h – Encerramento e premiação do festival

MAIS INFORMAÇÕES
IV For Rainbow

Abertura amanhã, às 19 horas, na Casa Amarela Eusélio Oliveira (Av. da Universidade, 2591). O festival segue até dia 2 de novembro. Gratuito. Contato: (85) 3023.7629
*

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 + 19 =

ao topo