ERRO: Portal da Transparência da Câmara de Natal registra mais de 5 mil funcionários

por JOHN NASCIMENTO

Em época de revolta nos campos virtual e real com os funcionários fantasmas da Assembleia Legislativa do RN, o acesso aos portais da transparência se tornou popular entre os internautas.

johnAlém da ALRN, existem outros órgãos que também disponibilizam o mesmo tipo de serviço, como é o caso da Câmara Municipal de Natal, que pode ser acessado aqui: http://177.71.245.185:8080/transparencia/

O sistema de acesso ao mecanismo da Câmara Natalense é mais complicado e o cálculo do número de servidores se torna quase manual (exige preenchimento de formulário com nome, CPF e CEP a cada nome pesquisado).

Porém, preguiça e procrastinação de lado, utilizamos o seguinte método para contagem dos funcionários reais e fantasmas da câmara legislativa da capital:

A página mostra uma planilha com sete nomes de servidores por vez. Abaixo o internauta pode passar as páginas que estão numeradas e vão até 766, sendo que na última planilha só constam cinco nomes.

john3

Então vamos às contas: 7 X 765 = 5355 + 5 (dá página 766) = 5360. Então, segundo o Portal da Transparência, há mais de 5 mil funcionários pagos pela CMN. Lembremos o número absurdo dos mais de 3 mil na folha de pagamento da ALRN.

Mas calma! Antes desse cálculo, leia o que diz o Promotor de Justiça Augusto Lima. “A conta não está errada. O problema é que o portal é muito falho e dá margem para várias interpretações. No caso do número de funcionários, o problema é que cada nome aparece sete vezes. O que dificulta chegar ao número real”.

O promotor também contesta outros números que estão no Portal da Transparência. “Os gastos com publicidade e passagens aéreas não estão detalhados como deveriam e também dão margem para vários tipos de interpretação”.

Fotos: John Nascimento

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × um =

ao topo