Escritor inglês Julian Barnes ganha o Man Booker Prize

Por Fabio Victor
FSP

O escritor inglês Julian Barnes, 65, ganhou hoje a edição deste ano do Booker Prize, principal premiação literária em língua inglesa, pelo romance “The Sense of an Ending” (o sentido de um fim).

Barnes, que era o favorito entre os seis finalistas, já fora indicado outras três vezes ao prêmio, mas nunca havia vencido.

O editora Rocco vai publicar o livro premiado no Brasil, mas ainda não definiu a data nem o título em português.

“The Sense of an Ending” é narrado por um homem na casa dos 60 anos que, por causa da morte de um amigo da juventude, é forçado a revolver seu passado.

O jornal “The Guardian” definiu a obra como sendo, “de certa forma, uma versão mais intelectual de ‘Na Praia’, de Ian McEwan”.

Barnes é um dos principais nomes de uma geração surgida no início dos anos 80 na Inglaterra e reunida numa famosa antologia da revista “Granta”, da qual fazem parte Ian McEwan, Salman Rushdie e Martin Amis.

POLÊMICA

O Booker Prize deste ano foi cercado por uma controvérsia em torno dos critérios para escolher os finalistas.

O júri argumentou que, para ser indicado, um livro tinha de ser lido –não bastava que fosse admirado.

Críticos que consideram o prêmio frívolo e muito comercial –Barnes já esteve entre eles– anunciaram na Feira de Frankfurt a criação, a partir do ano que vem, do Literature Prize, que seria pautado pela qualidade literária.

PRESTÍGIO

Mais conhecido e prestigiado finalista deste ano, Julian Barnes bateu A.D. Miller, Carol Birch, Esi Edugyan, Patrick deWitt e Stephen Kelman.

Ao menos quatro dos romances indicados serão publicados no Brasil. Além da obra de Barnes, a Rocco editará “Pigeon English”, de Kelman.

“Snowdrops”, de Miller, sai pela Record no primeiro semestre de 2012, sob o título “Um Corpo na Neve”.

E “Jamrach’s Menagerie”, de Birch, sairá pela Nova Fronteira, também no ano que vem.

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 2 =

ao topo