Elena Poniatowska vence prêmio Cervantes

FOLHA DE SÃO PAULO

A escritora mexicana Elena Poniatowska, 81, é a vencedora da edição de 2013 do Cervantes, principal prêmio literário em língua espanhola. O anúncio foi feito nesta terça-feira (19) pelo ministro da Educação, Cultura e Esporte da Espanha, José Ignacio Wert.

O prêmio, no valor de 125 mil euros (cerca de R$ 381 mil), é oferecido todo ano pelo governo espanhol, alternando a homenagem entre escritores espanhóis e latino-americanos. No ano passado, o vencedor foi o poeta e romancista espanhol José Manuel Caballero Bonald.

No Brasil, há somente um livro dela disponível, o romance “A Pele do Céu”, publicado em 2003 pela editora Objetiva. O protagonista foi inspirado no seu marido, o astrônomo mexicano Guillermo Haro (1913-88).

Poniatowska nasceu em Paris, em 1932, de mãe mexicana e pai descendente da família real polonesa. Mudou-se para o México aos dez anos, onde se naturalizou.

A cerimônia de premiação ocorrerá na Universidade de Alcalá de Henares no dia 23 de abril do ano que vem, aniversário da morte do autor espanhol Miguel de Cervantes.

O prêmio foi dado pela primeira vez em 1976 ao poeta Jorge Guillén e já teve entre seus vencedores o argentino Jorge Luis Borges, o cubano Guillermo Cabrera Infante, o peruano Mario Vargas Llosa e o espanhol Camilo José Cela.

O ganhador é escolhido por um júri formado por acadêmicos, ex-homenageados e membros da imprensa.

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Go to TOP