Estadão assume apoio a Serra

Em editorial, o jornal O Estado de São Paulo assumiu ontem o apoio ao candidato José Serra. Com um certo atraso, visto que defende o ex-governador desde muito antes da campanha. O que se espera é que o exemplo seja seguido pelos jornais FSP e O Globo e pela revista Veja.

O quarteto mantém a mesma postura, partidarizada e de apoio a Serra, desde o início da campanha. Contra o governo Lula foram contra desde o começo. Nem a oposição, em seus momentos mais histéricos e neoudenistas, destilou tanto ódio contra um governo e uma candidatura.

Na minha avaliação, pesou na decisão de o Estado de São Paulo as cobranças públicas feitas pelo presidente, explicitando o quanto o rei estava nu. Para uma parte da população, que consome jornal, o editorial não acrescenta grande coisa, visto que a campanha destes veículos contra o governo, Lula e Dilma não tinha sutileza alguma, sempre foi escancarada.

Antes que me lembrem, adianto logo, jornais são empresas privadas e tem todo o direito de apoiar ou publicar o que quiser. O que repudio é tentar passar para o leitor uma isenção e independência que não chega nem perto de ter.

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + doze =

ao topo