Exposição ‘A arqueologia do imaginário fotográfico’ abre à visitação nesta segunda

Exposição que transita entre o real e o imaginário será aberta nesta segunda (02) ás 18h na Galeria do Sesc da Cidade Alta

A série fotográfica Reversa Retina do fotógrafo e artista visual Alexandre Santos não tem a resposta para este questionamento, mas aponta o caminho ao se utilizar das relações formais entre cores, linhas, e superfícies para produzir a realidade das obras. Desta forma em um movimento inverso à fotografia tradicional, imagens são captadas de maneira despretensiosa e obedecendo apenas ao acaso onde uma sinergia se estabelece entre o ambiente e o artista fotógrafo. Como resultado vemos imagens que inicialmente podem causar um certo estranhamento, mas aos poucos se abrem num mar de infinitas possibilidades, tudo depende percepção de cada um.

A exposição Reversa Retina foi selecionada no edital de ocupação da Galeria Sesc 2016. Estará aberta à visitação a partir desta segunda, na Galeria do SESC RN Centro. A proposta é apresentar um mundo novo que se descortina em nossas retinas, um mundo onde o reverso toma forma para (des) transformar o que nunca existiu e que passa a existir a partir do momento em que nos permitimos ultrapassar as portas da percepção, afirma Alexandre Santos. O fotógrafo reforça o convite para que os visitantes possam participar de um jogo de sensações que nos permite ver o que somente as imagens podem mostrar: o nada e o tudo, o ser e o não ser, um outro ser.

A pesquisa iniciada em fevereiro de 2015 já produz bons frutos, além da exposição também será lançado um box com as 22 fotografias que fazem parte a exposição, a intenção é estimular o colecionismo e fazer a exposição circular de forma permanente através das fotografias postais que serão vendidas pelo preço popular de R$ 10,00 (box com 22 fotos 10×15).

É salutar advertir que o visitante não estará diante de fotografias para passar os olhos rapidamente, pois apenas ver não basta. O poeta Manoel de Barros já nos alertava: “É necessário transver o mundo”, reter nosso olhar nos detalhes, descobrir os mistérios de cada imagem para compreender este universo novo de efemeridade e solidez.

Por ocasião da abertura da exposição será realizado um bate-papo com o artista que falará sobre o processo criativo e o conceito do trabalho. A exposição tem acesso gratuito e permanece em cartaz durante todo o mês de maio na Galeria do Sesc Cidade Alta que fica localizado na rua Coronel Bezerra n°33.

Sobre o artista
Alexandre Santos é natural de Caraúbas-RN, formado em Comunicação Social pela UFRN. Eespecialista em Artes Visuais – Cultura e Criação (SENAC) e Mestre em Estudos da Mídia (UFRN). Atualmente faz parte do Conselho Nacional de políticas Culturais – CNPC onde ocupa uma cadeira no Conselho de Artes Visuais. Há cerca de 11 anos vem se dedicando a fotografia, sobretudo as novas formas de expressões através das imagens.

Neste período tenho realizou diversos trabalhos autorais na área de artes visuais (fotografia, audiovisual e cinema). Atua também como produtor cultural e educador junto ao coletivo Caminhos, Comunicação & Cultura (www.olharcultural.com), além dos projetos sociais e culturais têm encontrado tempo para desenvolver projetos autorais e artísticos. Dentre eles destacam-se “As exposições que eu nunca fiz” (selecionada pelo edital de ocupação de galerias da Funcarte em 2015). A publicação do livro de fotografias “Expressões de Fé” que retrata a religiosidade cristã católica no interior do Nordeste, além de participações em salões de artes e premiações em concursos fotográficos nacionais e internacionais.

Serviço:
Reversa Retina: A arqueologia do imaginário fotográfico
Galeria do SESC RN Centro – Rua Coronel Bezerra, 33 – Cidade Alta
Visitação Gratuita aberta ao público de segunda à sexta das 09h às 19h
De 02 de maio a 03 de junho de 2016

Acredito que música, literatura e esporte são ansiolíticos dos mais eficazes; que está na ralé, nos esquisitos e incompletos a faceta mais interessante da humanidade. [ Ver todos os artigos ]

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Go to TOP