Feira do Livro de Mossoró começa amanhã

Lira Neto, autor de ‘Padre Cícero – Poder, Fé e Guerra no Sertão’ participa da Feira

Por Mara Godeiro

A Feira do Livro de Mossoró chega a sua sexta edição em grande estilo, superando as expectativas de público a cada ano, consolidando-se como um evento literário de suma importância para a região e atingindo seus objetivos: estimular a leitura e a produção literária. Neste ano, será realizada entre os dias 3 e 8 de agosto, no mesmo local das edições anteriores, a Estação das Artes Elizeu Ventania.

Evento de grande sucesso em todos os anos, a Feira do Livro de Mossoró surgiu em agosto de 2005, a partir de uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Mossoró, através da Gerência Executiva de Educação do Município, que convidou a Oficina da Notícia para organizar, produzir e promover uma feira que aproximasse pessoas e livros e que também incentivasse o hábito de leitura de uma maneira divertida e espontânea.

Sua estrutura, que começou com tendas espalhadas pela Estação das Artes Elizeu Ventania, hoje consta de um pavilhão climatizado, com mais de 1.500 metros quadrados, auditório para debates e palestras e um circo, onde ocorrem atrações culturais variadas, o que diferencia a Feira do Livro de Mossoró dos demais eventos do gênero.

O público que prestigia a Feira só aumenta e, em 2009 foram aproximadamente 35 mil pessoas, além da participação de mais de 150 escolas públicas e privadas. Composto de crianças, adolescentes, adultos e idosos, o público visitante participa de oficinas, palestras, bate-papos, exposições e lançamento de livros, além de contar com a venda de uma grande variedade de títulos.

Graças ao incentivo a leitura que a Feira do Livro de Mossoró proporcionou a sociedade local, hoje ela conta com uma biblioteca moderna e ampliada para desfrutar deste meio de comunicação secular, o livro. A Feira do Livro de Mossoró é assim: um evento grande em seus ideais e em suas realizações.

Programação

São seis dias de uma programação cultural rica e diversificada, que alegra e encanta todos os que visitam a Feira do Livro de Mossoró. Primando pela qualidade da Feira, os autores e convidados que a prestigiam fazem com que o evento tenha um brilho todo especial. E este brilho só é possível por causa de nomes como: Ariano Suassuna, Caco Barcellos, Daniel Galera, Danuza Leão, Fernando Morais, Gabriel O Pensador, Antônio Torres, Ignácio de Loyola Brandão, Laurentino Gomes, Fabrício Carpinejar, Afonso Romano de Sant´Anna, Reinaldo Moraes, Rodrigo Levino, João Paulo Cuenca, Rubens Lemos Filho, Salizete Freire, Xico Sá, Marcelino Freire, Antônio Francisco, Adriano Gomes, Alex Escobar, Antônio Carlos Sartini.

Na sexta edição da Feira do Livro de Mossoró estão confirmados: Martha Medeiros, Carlos Marcelo, Lira Neto, Luiz Alberto Mendes, Marina Colasanti Sant’Anna, Daniel Munduruku. A programação é incrementada pelas atrações culturais, como teatro, dança e música, apresentadas por alunos de escolas públicas e privadas da região, além das oficinas, palestras e debates ministrados pelos convidados. A união de tudo isso faz com que, a cada edição, a Feira do Livro de Mossoró surpreenda e cative cada vez mais seus visitantes.

Produção literária

Sempre atenta aos seus objetivos primários, sendo um deles o de incentivar a produção literária no Estado, a Feira do Livro de Mossoró promove há três anos o Prêmio de Literatura de Cordel. Já em sua 4ª edição, o Prêmio Cosern de Literatura de Cordel é aberto a participação de todos os interessados do Estado e premia os três melhores em cada categoria.

Com a meta de ampliar esse incentivo, a novidade para a 6ª Feira do Livro de Mossoró será a primeira edição do Prêmio BNB de Contos, que pretende desenvolver o exercício da breve narrativa em prosa. Para ambos os prêmios, serão desenvolvidas oficinas nas escolas como forma de incentivar a participação dos estudantes.

Autores Nacionais em 2010:

Martha Medeiros

Marina Colasanti Sant’Anna

Luiz Alberto Mendes Junior

Lira Neto

Daniel Munduruku

Carlos Marcelo

Para acompanhar a cobertura completa da Feira do Livro de Mossoró acesse:

www.feiradolivrodemossoro.com.br

Comentários

Há 2 comentários para esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 + dezessete =

ao topo