Festival Gastronômico de Natal começa hoje e inclui quatro projetos na programação

A gastronomia potiguar e sua diversidade também fazem parte do Natal em Natal 2014. Quatro projetos estão incluídos na programação do Festival Gastronômico deste ano, discutido durante o Fórum Natal em Natal, coordenado pelo prefeito Carlos Eduardo: Festa do Camarão, Projeto Cultural Encontro do Mar com o Sertão, Festival Pratodomundo (Beco da Lama) e o Festival “De frente para o mar e o que vem do Mar”.

O vasto cardápio deste Festival Gastronômico começa hoje (quinta-feira, dia 20), com a 2ª edição da Festa do Camarão, promovida pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e vai até o dia 30 de dezembro, em 20 restaurantes da Grande Natal. Cada estabelecimento criou um prato inédito, exclusivamente para o evento, tendo como ingrediente principal o camarão, e comercializados a preço promocional no período.

O objetivo da Festa do Camarão é fortalecer a gastronomia local. Tanto junto aos natalenses quanto aos turistas, com o camarão, típico da região. A ideia é que a Festa venha a ter mesma importância que a ChocoFest tem para Gramado, por exemplo. Já há a participação dos melhores restaurantes da cidade. Durante a Festa do Camarão os restaurantes participantes estarão identificados com um banner na entrada da casa. Serão também distribuídos 50 mil mapas ilustrados com os pratos e a localização dos participantes.

Veja os participantes e os pratos apresentados por cada um: Abade (camarão do chef), Aquarius (camarão ao creme de macaxeira), Bar da Lagoa (baião de dois de camarão), Billabong (camarão americano picante ), Camarões Potiguar Express (camarão caicoense), Cascudo Bistrô (camarão papa-jerimum), Chinatown (camarão ao molho hoisin), Con Xin China (salada viatnamita de camarão), Dolce Vita (arroz de camarão), Empório Gourmet (risoto de camarão flor da laranjeira), Famiglia Reis Magos (camarão a carbonara), Freddy’s (risoto de arroz negro com camarão ao curry), Galo do Alto (ceviche de camarão), Lotus (ceviche tigarah potiguar com pasteizinhos de vento), Only Pizza (pizza de camarão a grega), Paçoca de Pilão (camarão na batata doce), Taboleiro (camarão porreta), Tábua de Carne – Via Costeira (paçoca de camarão com meca ao molho natural), Trio (camarão crocante com molho de gorgonzola) e Wayne’s Burger Star (Forrest Gump – hambúrguer de camarão).

PROJETO CULTURAL ENCONTRO DO MAR COM O SERTÃO
Ainda no mês de novembro, de 28 a 30, acontece o “Projeto Cultural Encontro do Mar com o Sertão”. O encontro será realizado na Praça Pedro velho (Praça Cívica), no bairro de Petrópolis. E reunirá cerca de 60 estandes de expressões culturais potiguares, gastronomia com pratos típicos e ingredientes regionais como peixe, crustáceos, cachaça, doces, queijo coalho, manteiga, feijão de corda, e a novidades culinárias criadas pelos chefs para o evento. Todos os expositores estarão com produtos dentro da temática do mar e sertão.

Com o público estimado de 3 mil visitantes por dia, os expositores terão a oportunidade de mostrar e comercializar os atrativos e equipamentos turísticos como: gastronomia, artesanato, manifestações culturais, passeios turísticos, hospedagem, oportunidades de negócios imobiliários, dentre outros produtos dos municípios do interior do RN, para o público de Natal e agentes de viagens de outros estados do Nordeste.

O evento pioneiro é realizado pela Organização para o Desenvolvimento Sustentável – OPDS, entidade responsável pela já tradicional Feira de Artes de Petrópolis, com apoio da Secretaria Municipal de Turismo de Natal, Secretaria de Cultura/Funcarte, e Secretaria Municipal de Serviços Urbanos- Semsur.

“PRATODOMUNDO” e “DE FRENTE PARA O MAR E O QUE VEM DO MAR”
O Festival Gastronômico de Natal prevê também nos dias 15, 22 e 29 de novembro, o tradicional Patrodomundo, no Beco da Lama (Cidade Alta), sempre das 18h às 23h e o Festival “De frente para o mar e o que vem do mar”, que acontecerá na Praça Cívica de 10 a 14 de dezembro, a partir das 18h.

(foto: Rogério Vital)

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Go to TOP