Filme de Oliveira entre os melhores de 2009
“Singularidades de uma rapariga loura”, o filme que Manoel de Oliveira realizou com base num conto homónimo de Eça de Queirós, foi considerado pela prestigiada revista francesa Cahiers du Cinema, como o quinto melhor filme do ano.
A lista escolhida pela redacção da revista é encabeçada por Les Herbes Folles, de Alain Resnais. Seguem-se, Vincere, do italiano Marco Bellochio e Inglourious Basterds, de Quentin Tarantino.
À frente de Oliveira ficou ainda Gran Torino, de Clint Eastwood. Na quinta posição surge, então, a obra do cineasta português, que antecede Tetro, de Coppola, considerado o sexto melhor filme de 2009.
Démineurs, de Katrhryn Bigelow, Le Roi de l´évasion, de Alain Guiraudie, Tokyo Sonata, de Kiyoshi Kurosawa e Hadewijch, de Bruno Dumont, são os restantes filmes incluídos no top ten de 2009 dos Cahiers de Cinema”.