Filmes sobre holocausto

Quando pensei que meu limite para assistir filmes sobre holocausto havia se esgotado, me vem um feriado e assisto dois. E o pior: bem interessantes.

O primeiro, muito mais pela emoção, apesar de bom filme. É do diretor Marc Herman. Chama-se O Menino do Pijama Listrado. Mostra os horrores do campo de concentração pela visão de um menino de oito anos. É daqueles filmes que machucam a alma.

O segundo merece destaque: Os Falsários. É equivalente ao comentado A Vida dos Outros. E também é alemão, do diretor Stefan Ruzowitzky, com excelente atuação de Karl Markovics. Nem sabia, mas venceu o Oscar de melhor filme estrangeiro de 2008.

Os Falsários evita mostrar os horrores do holocausto e provoca uma reflexão a respeito da ética muito bacana. E o melhor: não mostra a resposta ao final do filme, como de costume. Fico puto quando isso acontece: parecem querer impor uma verdade absoluta. Isso quando a explicação não é demasiado didática, o que é pior.

Se alguém ainda tem paciência para o tema, esses dois filmes são belas dicas. Lembrei agora de um que François Silvestre havia me indicado, mas esqueci o nome. Nem sei se ainda tenho em minhas anotações. Depois eu lembro…

Acredito que música, literatura e esporte são ansiolíticos dos mais eficazes; que está na ralé, nos esquisitos e incompletos a faceta mais interessante da humanidade. [ Ver todos os artigos ]

Comments

Be the first to comment on this article
  1. Carlos Augusto [Floyd] 4 de Novembro de 2009 12:22

    Assisti “Os Falsários” ano passado, o filme é ótimo, recomendo a todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Go to TOP