A força dos versos de Wescley J. Gama

Foto: Júlio Dantas

Por Thiago Gonzaga *

Qual a finalidade da leitura de um texto poético, caro leitor? Sabemos que a literatura carrega em si um grande potencial revolucionário e transformador. Seja pela mobilização da fantasia, seja para aliviar uma dor, pelo prazer da leitura ou até mesmo para desvendar os homens, a poesia é uma arte essencial para o ser humano, revelando muito do que somos e como somos hoje e sempre. Para o escritor Wescley J. Gama, em seu novo livro, Com a Força das Folhas que Estiverem Vivas, a poesia está diretamente relacionada ao seu chão de origem.

burros com carga d´água

passam sede no caminho seco

O local da sua vivência, fonte inesgotável de poemas, o Seridó, é cantado em versos: as lembranças dos dramas, da seca, que agoniam periodicamente a região; o fruto, a água, o homem, os bichos, são intermináveis matérias para a poesia de Wescley. A partir de alguns dos seus poemas, conseguimos penetrar nas paisagens do interior do Estado, numa parte da sua história, com seus tipos humanos. No trecho a seguir um exemplo da boa imagem de seus poemas.

pés de pitomba

com grandes cachos de meninos

trocam seus frutos por amor.

A poesia de Wescley cumpre a sua missão, ou uma das missões da literatura, que é representar fatos, coisas e pessoas de forma artística, servindo como registro de uma, realidade, captando com sensibilidade a paisagem seridoense, em seus versos. Concluo, sentindo o cheiro do café presente no poema “manhãzinha”

toda vez que a lenha estalava no fogo

o cheiro do café gritava,

acordando todo mundo.

Com a Força das Folhas que Estiverem Vivas é um livro que vale a pena ser lido e eternizado.

 

*Thiago Gonzaga é pesquisador da literatura potiguar.

Comments

There is 1 comment for this article
  1. Sergio Vilar 11 de Junho de 2015 10:41

    Massa, Thiago! Esse livro de Wescley está excelente. Recomendo ainda o CD Seridolendas, do próprio, caso não tenha escutado/lido! Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Go to TOP