Foto de crianças mortas em Gaza vence maior prêmio de fotojornalismo

FOLHA DE SÃO PAULO

A foto de homens carregando duas crianças mortas na faixa de Gaza em novembro foi a vencedora do prêmio World Press Photo, o maior do fotojornalismo mundial. O autor é o sueco Paul Hansen, que fazia um trabalho para o jornal “Dagens Nyheter”.

A imagem foi capturada durante a ofensiva de Israel na região, que é dominada pelo grupo radical palestino Hamas. Mais de 60 palestinos e sete israelenses morreram durante os oito dias de ofensiva, que terminou em um cessar-fogo assinado após intermediação do Egito.

A fotografia vencedora revela o ataque de mísseis israelenses destruiu a casa onde viviam as duas crianças. O pai dos meninos, que tinham dois e três anos, foi morto durante o ataque e a mãe foi transportada para o hospital em estado grave.

“A força da imagem surge pela forma como contrasta a raiva e a tristeza dos adultos com a inocência das crianças. É uma fotografia que nunca esquecerei”, disse Mayu Mohanna, um dos membros do júri da edição de 2012 do maior prêmio mundial de fotojornalismo.

O vencedor da 56ª edição do World Press Photo foi anunciado nesta sexta-feira (15) em Amsterdã, na Holanda. Paul Hansen receberá € 10 mil pelo prêmio, que será entregue em uma exposição entre 25 e 27 de abril. A entidade premia fotos de nove categorias, em que foram agraciados 54 fotógrafos de 32 países.

Comentários

There is 1 comment for this article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 5 =

ao topo