FOTOGRAFIA: 15 imagens realistas da última Revolta do Busão em Natal
John Nascimento é jornalista de formação. Tem estudado as técnicas do fotojornalismo, sem pretensões artísticas. Antes da publicação dessas fotografias neste blog, ele as postou em seu perfil no face. E recebeu críticas em razão desta foto que ilustra a capa da postagem. Alguns senhores classificaram a imagem como lixo, e não arte. Deixo a resposta do próprio John, que explica também algumas dificuldades na feitura desse trabalho:
“Minha educação artística veio do meu pai, esse senhor sentado à minha direita na foto do meu perfil. Ele nasceu pescador, mas aprendeu a música desde cedo, criou a mim e a meus irmão tocando bateria em bandas de forró, música clássica e militar na orquestra dos fuzileiros navais, além de ser um exímio entalhador de madeiras, desenhista, escultor, carpinteiro e outras coisas mais que não consigo me lembrar. Eu o considero um artista, mas ele nunca nem se quer pronunciou essa palavra na minha frente.
A internet é um espaço aberto. Agradeço pela sua opinião sobre arte. Ela é muito importante assim como a de Duchamp também foi.
Além de estudar fotojornalismo desde 2006, tenho especialização em cinema pela UFRN e tento me manter sempre estudando e buscando referências como Sebastião Salgado, Davinci, Modigliani e Chopin.
No meio de uma guerra de bombas de gás lacrimogênio, spray de pimentas e fogos de artifício o jovem pediu que eu o fotografasse. Ainda com os olhos ardendo da pimenta e a garganta fechada do lacrimogênio, substituí a minha tele 18mm/135mm, 5.6 pela minha quarentinha 2.8. A luz era zero, só pude contar com os faróis dos carro. Subi o Iso o máximo que pude, sabia que ia perder nitidez e minha imagem ficaria granulada. Assumi o risco, poderia ter usado o flash, mas não gosto do efeito da luz dura. Eu sabia que ele esticaria os braços na minha direção, então decidi que usaria o braço como uma linha que vai até quase o centro da imagem. Com a maior abertura poderia desfocar o rosto e respeitar a vontade, da fonte, de não ser identificado. Veio o gesto. Fiz a foto!
Recebi elogios do fotojornalista da folha de São Paulo, Renato Stockler e do publicitário e fotografo cuiabano, Jorge Morita que me ensinou muito sobre a fotografia. Estou muito satisfeito com o meu trabalho jornalístico.
Sobre a retirada da foto da comunidade. Achei que já tínhamos passado dessa fase. O senhor pode ter opinião divergente da minha, mas censura é um caminho pelo qual não devemos voltar.
Obrigado pelo comentário!
Obs: Vi na sua foto da capa que tens uma 70mm/200mm, é o meu sonho de consumo. Espero que saiba dominar o seu equipamento para pintar belos quadros com a luz.”
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