“Guerra…” ganha prêmio da Liga dos Produtores

“Guerra ao Terror”, feito com um orçamento baixo para os padrões de Hollywood, recebeu no domingo o prêmio de melhor filme da Liga dos Produtores da América, o que pode ser um bom prenúncio para que se torne zebra no Oscar.

Nos últimos 20 anos, em 13 ocasiões o filme escolhido pela associação de produtores, com 4.200 integrantes, venceu também o Oscar de melhor filme, inclusive em 2009 e 2008 – embora nos três anos anteriores essa coincidência não tenha ocorrido.

O prêmio foi entregue aos produtores de “Guerra ao Terror” – Mark Boal, Nicolas Chartier, Greg Shapiro e Kathryn Bigelow, também diretora do filme, que mostra a rotina de um esquadrão antibombas dos EUA na guerra do Iraque.

Depois de uma carreira discreta nos cinemas dos EUA, o filme já saiu em DVD. Ele já havia recebido o Prêmio Escolha dos Críticos de melhor filme, que em 8 das últimas 10 edições coincidiu com o Oscar.

O maior concorrente de “Guerra ao Terror” nos prêmios parece ser o megassucesso de bilheterias “Avatar”, recentemente premiado com o Globo de Ouro, que foi dirigido e produzido por James Cameron, ex-marido de Bigelow”. (Reuters)

ao topo