Hilary Mantel vence o Booker Prize

hilaryFoto: Andy Rain /Efe

O livro “Wolf Hall”, de Hilary Mantel venceu o Booker Prize. O prestigioso prêmio literário de língua inglesa dá 50 mil libras (o equivalente a R$ 140 mil) ao seu ganhador. A obra era considerada a favorita dos eleitores desde o anúncio das obras finalistas, em julho deste ano. A autora inglesa tem 57 anos, é formada em direito na London School of Economics e já viveu em Botsuana e na Arábia Saudita.

“Wolf Hall” foi escolhido em meio a uma lista de seis títulos dos autores Sarah Waters, J.M. Coetzee, AS Byatt, Simon Mawer e Adam Foulds. O livro vencedor tem como pano de fundo a história de Thomas Cromvell, em 1520, em sua ascensão na corte de Tudor.

Hilary tem cinco títulos editados no Brasil: “A Sombra da Guilhotina”, “Um Experimento Amoroso”, “O Gigante O’Brien”, “Mudança de Clima” e “Oito Meses na Rua Gaza”.

No ano passado, o ganhador do Booker Prize foi o estreante Aravind Adiga por “O Tigre Branco”. As vencedores anteriores foram Anne Enright e Kiran Desain.

Neste ano, Alice Munro levou a segunda edição do prêmio Man Booker International Prize, que premia um livro de qualquer país desde que disponível em inglês.

Go to TOP