“História: que ensino é esse” será lançado dia 12
Convite enviado por Marcos Silva:
Amigos e amigas:
Tenho prazer de convidar todos e todas para o lançamento do livro HISTÓRIA: QUE ENSINO É ESSE?, que ocorrerá no próximo dia 12 de setembro, 18:30 horas, na Livraria da Vila (Al. Lorena, 1731 – São Paulo, SP). Haverá conversa com o organizador, apresentação do espetáculo JORGE AMADO DE TODOS e coquetel.
O sumário do livro é:
· Manter e renovar o Ensino de História (Prefácio) – Katia Maria Abud – 3
· Quais Histórias, quais Ensinos? (Introdução) – Marcos Silva – 6
· A História vem a público (Produção, divulgação e ensinode saberes históricos: a História Pública) – Marcos Silva – 8
· Arquivos e Ensino de História para crianças – José Sebastião Witter- 20
· O Ensino de História em territórios rurais e urbanos: O que dizem professores e jovens estudantes – Astrogildo Fernandes Silva Jr. – 25
· A importância das culturas africanas no Ensino de História –Gizelda Costa da Silva – 39
· Moral da História: Representação do Índio em livros didáticos –Mauro Cezar Coelho – 49
· Europeus, indígenas e africanos no Estado-Nação brasileiro(História Popular no Ensino Médio) – José Carlos Barreiro – 64
· A criança na História e na Educação (Da poesia de Vicente Guimarães a outros horizontes) – Olga Brites e Eduardo S. Netto Nunes – 77
· Ensino de História Antiga para todos – Maria Luiza Corassin – 87
· Idade Média e seu Ensino: novos horizontes/velhos problemas –Marcelo S. Murilo – 94
· A América no Ensino de História – Um estudo em escolas de ensino médio –Thamar Kalil de Campos Alves e Selva Guimarães –107
· Hegemonia audiovisual e escola: apontamentos e perspectivasnoEnsino de História – Thiago de Faria Silva – 119
· História, Turismo e Hospitalidade – Airton Cavenaghi – 135
· As drogas e o Ensino de História – Henrique Carneiro – 143
· Performance no Ensino de História – Heloísa Capel – 149
* Música e construção do conhecimento histórico em aula- Milton Joeri Fernandes Duarte – 160
* A história em quadrinhos Maus em sala de aula (No metier de ensinar, a importância de Memória e História) – Claudio C. Barroso Neto – 172
Pesquisa em Ensino de História: Saberes e poderes na contemporaneidade –Maria Carolina Boverio Galzerani – 183
· O saber histórico escolar e a tarefa educativa na contemporaneidade(Novos e velhos desafios) –
Ernesta Zamboni, Marizete Lucini e Sonia Regina Miranda – 197
· Diferentes cenarios, mesmos atores? Trajetórias de professores de Históriana escola pública paulista entre as décadas de 1960 e 1990 – Elaine Lourenço – 217
· Múltiplos abismos, poucos ecos (Uma breve reflexão sobre o ensino e a arte de ensinar) – Beatriz da Costa Pan Chacon – 234
· Vale a pena ser professor, quero continuar brigando –Rubim Santos Leão de Aquino – 248
· Leituras recomendadas – 257
· Outras fontes citadas – 259
A presença de todos e todas será de grande importancia.
Abraços:
Comentários