Homenagem a Nelson Werneck Sodré

Repasso mensagem que recebi da Fundação Maurício Grabois:

Este é o ano do centenário do grande historiador marxista brasileiro Nelson Werneck Sodré, nascido a 27 de abril de 1911.
Nelson Werneck Sodré, que foi oficial do Exército brasileiro (passando para a reserva em 1961 como general de divisão) foi um influente intelectual comunista, autor de 58 livros onde aprofundou o estudo da história do Brasil, das classes sociais em nosso país, investigando ainda a literatura, a imprensa, a cultura, divulgando o pensamento marxista entre nós, além de ter deixado importantes livros de memória, como soldado e como escritor.

A homenagem a seu centenário comemora também o conhecimento de nosso país sob a consigna marxismo + Brasil – sua obra foi um enorme passo para a compreensão de nossa realidade social com base no pensamento de Marx tendo, assim, o enorme significado de aprofundar a acolhida a esta herança em nosso país.

Para ressaltar sua contribuição, a Fundação Maurício Grabois realizará um ato solene no dia 3 de junho, às 19 horas, em São Paulo, com a presença de Renato Rabelo (presidente nacional do PCdoB), do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), do deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB-SP), da professora Olga Sodré (filha do homenageado e curadora de sua obra), do professor Marcos Silva (da Faculdade de Filosofia, Ciências Humanas e Letras da UPS e autor do Dicionário Crítico Nelson Werneck Sodré) e do jornalista José Carlos Ruy (editor da Classe Operária e membro da equipe do portal Vermelho).

Nasci em Natal (1950). Vivo em São Paulo desde 1970. Estudei História e Artes Visuais. Escrevo sobre História (Imprensa, Artes Visuais, Cinema Literatura, Ensino). Traduzo poemas e letras de canções (do inglês e do francês). Publiquei lvros pelas editoras Brasiliense, Marco Zero, Papirus, Paz e Terra, Perspectiva, EDUFRN e EDUFRJ. Canto música popular. Nado e malho [ Ver todos os artigos ]

Comentários

There is 1 comment for this article
  1. Jarbas Martins 1 de junho de 2011 10:06

    Parabéns, grande Marcos,pela tua presença neste ato tão importante, que homenageia Nelson Werneck Sodré.Um nome do século XX para não ser esquecido.Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ao topo