Homenagem de Natal ao “Semeador de Livros”

Caros pluralistas,

Sou um crítico dessa farra que faz a Câmara Municipal de Natal (CMN ) com entregas nem sempre justificada de títulos de cidadão natalense. Homenagens quase sempre para beneficiar o parlamentar.

Dessa vez é diferente, concordo com a homenagem. A manhã, 17 de março de 2011, a CMN outorgará o título de cidadão natalense a um grande homem que fez muito pela cultura do nosso estado: José Xavier Cortez.

O título será entregue no auditório do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sociais Aplicadas, na UFRN, nesta quinta, às 14:30 horas.

Cortez também proferirá a aula magna, promovida pelo Programa de Pós-graduação em Educação, com o título : “Rodas de Conversa – A leitura, o livro e o editor”, às 14h30.

A vontade pessoal é uma força cuja magnitude não tem limite. Foi com muita alegria que vi o lançamento do documentário “O Semeador de Livros” sobre esse grande nordestino, seridoense e grande amante dos livros. Um homem simples e inteligente. Um grande dançarino de forró. Um dos maiores editores do Brasil. Continua lançando livros fundamentais para as ciências humanas. Um grande semeador de livros, num feliz título para um grande documentário. Cortez, da famosa livraria Cortez, vendida para a PotyLivros

Cortez que participou da famosa Revolta dos Marinheiros, que o levou á cassação e expulsão da Marinha do Brasil. Um migrante nordestino como tantos outros. Um grande conterrâneo que muito nos orgulha. Um homem que soube como ninguém o valor do livro e o semeou por esse Brasil afora. Se hoje somos mais sábios, isso se deve em parte a Cortez.

Parabéns meu querido amigo

Físico, poeta e professor [ Ver todos os artigos ]

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × três =

ao topo