Isaura fala sobre futuro da FJA

Por Geraldo Gurgel
NO NOVO JORNAL

A nova Secretaria Extraordinária de Cultura, que será ocupada pela professora Isaura Rosado, ainda dependerá da aprovação da pasta pela Assembléia Legislativa que está em recesso. Com a decisão da futura governadora de criar uma nova secretaria, enquanto a equipe de transição do próximo governo fala em cortar gastos e enxugamento da máquina administrativa, o setor jurídico de Rosalba está estudando as modifi cações para a área da cultura a serem encaminhadas ao legislativo.

Já o futuro da Fundação José Augusto, segundo a nova secretária, ainda vai ser discutido com o movimento cultural. “Todos os seguimentos vão ser ouvidos. É um compromisso da governadora com a categoria”, disse Isaura Rosado. Ela admitiu que a fundação poderá sofrer alteração, mas não adiantou quais seriam as modifi cações ou se a estrutura atual vai ser absorvida pela nova secretaria.

Ainda segundo a futura secretária, não haverá criação de novos cargos, além do que será ocupado por ela. “Funcionaremos com a estrutura já existente no governo”. Isaura Rosado adiantou que a FJA não está atendendo as necessidades de agilidade que a cultura requer, daí a nova secretaria para assuntos de cultura que executará a política cultural do estado através da reestruturação da fundação ou de um novo órgão que vier substituíla.

“Precisamos de respostas rápidas na cultura”, adiantou Isaura Rosado. A criação da nova secretaria facilitará um arranjo familiar: a nomeação do deputado Federal Betinho Rosado (DEM), irmão de Isaura Rosado e cunhado da governadora eleita, para a Secretaria de Agricultura. Com a estrutura atual do governo, Isaura e Betinho não poderiam ocupar um dos cargos, pois se caracterizaria como prática de nepotismo. A legislação só permite a nomeação de parentes da governadora para o cargo de Secretário de Estado. “A governadora respeita as leis”, disse Isaura, admitindo uma possível indicação do irmão para a pasta da Agricultura.

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis + dezenove =

ao topo