Javier Marias vence Prémio Austríaco de Literatura Europeia

DIÁRIO DIGITAL (PORTUGAL)

O espanhol Javier Marias, depois de recentemente ganhar o Prémio Nonino em Itália, foi distinguido com o Prémio Austríaco de Literatura Europeia devido ao conjunto da sua obra, que terá mais um capítulo no próximo dia 6 de Abril, com «Los enamoramientos (Alfaguara)».

Marguerite Duras, Umberto Eco, António Lobo Antunes, Claudio Magris, Harold Pinter e Doris Lessing foram apenas alguns dos nomes distinguidos com o Prémio Austríaco de Literatura Europeia.

«Fico honrado em compatrir este prémio com autores como W.H. Auden ou Italo Calvino, que parecem quase de outra época e que eu admiro muito», afirmou Marías ao jornal El País.

Segundo o júri, a obra do espanhol «é uma obra narrativa de autêntica dimensão europeia, onde combina a reflexão sobre os abismos da natureza humana com o pensamento moral, a história e a política.»

Javier Marías recebe o prémio no dia 30 de Julho, em Salzburgo.

Comments

There is 1 comment for this article
  1. Carmem Hanning 4 de Setembro de 2011 16:21

    Premiação justa para o grande autor da contemporaneidade . Os autores premiados anteriormente se alegrarão com a companhia de Marías no Panteão dos imortais da Literatura .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Go to TOP