Jornalismo Literário

Recebi em primeira mão o livro “Jornalismo Literário – Uma Introdução”, do jornalista e professor da UNB – e colunista deste SP – Gustavo de Castro. Uma edição caprichada da editora Casa das Musas, escrita com aquele estilo leve e inteligente, marca registrada do nosso Gustavo.

O livro é leitura obrigatória para estudantes de comunicação. Independente se vão trabalhar ou não em editorias de cultura. Como sou defensor do jornalista generalista, que atue em qualquer editoria, acho que o profissional deve estar preparado para escrever sobre tudo.

Para antigos jornalistas como eu, que este ano faço 50 anos de profissão???… calma aí gente que vou explicar melhor. Na realidade são exatos 25 anos de batente, mas como sempre trabalhei em dois (às vezes até três) empregos para escapar, a conta chega fácil aos 50 – rs.

Pois bem, para os jornalistas da velha guarda, já passados na casca do alho, o livro de Gustavo oferece uma excelente oportunidade de reciclagem. E eu não sou besta de perder a oportunidade de aprender um pouco mais sobre jornalismo literário.

Por e-mail, Gustavo me informou que enviou alguns exemplares para a Livraria Poti da Rua Felipe Camarão. Mas caso ainda não tenha chegado, o leitor ansioso pode entrar em contato com a editora através do site www.casadasmusas.org.br e e-mail casadasmusas1@hotmail.com e comprar o seu exemplar.

ao topo