José Castello, Ferreira Gullar e Dalton Trevisan vencem prêmio Jabuti

FOLHA DE SÃO PAULO

“Ribamar” (Bertrand Brasil), de José Castello (foto), é o vencedor do 53º Prêmio Jabuti na categoria romance. Nas outras principais categorias literárias da premiação, foram selecionados pelo júri os títulos “Em Alguma Parte Alguma” (José Olympio), do colunista da Folha Ferreira Gullar, em poesia, e “Desgracida” (Record), de Dalton Trevisan, em contos e crônicas.

Os três títulos são de editoras pertencentes ao Grupo Record, que, no ano passado, anunciou que não inscreveria mais livros no Prêmio Jabuti se não houvesse alterações no regulamento.

A editora questionava o fato de “Leite Derramado” (Companhia das Letras), de Chico Buarque, ter sido escolhido o livro do ano de ficção, apesar de ter ficado em segundo lugar na categoria romance -vencida por “Se Eu Fechar os Olhos Agora” (Record), de Edney Silvestre. No começo deste ano, o Jabuti anunciou que só o primeiro colocado em cada categoria poderia concorrer ao prêmio principal.

Ainda entre as categorias literárias, foram premiados o infantil “Obax” (Brinque-Book), de André Neves, e o juvenil “Antes de Virar Gigante e Outras Histórias” (Ática), de Marina Colasanti. O tradutor Marcos Syrayama de Pinto levou o prêmio de tradução, por “O Livro de Dede Korkut” (Globo Livros), vertido do turco.

O best-seller “1822” (Nova Fronteira), de Laurentino Gomes, ficou com o Jabuti de reportagem, e “Alceu Penna e as Garotas do Brasil” (Amarilys), de Gonçalo Júnior, com o de biografia. A obra de Gonçalo ficou, na verdade, em segundo lugar na categoria -a vencedora, “De Menino a Homem” (Global), de Gilberto Freyre, receberá homenagem póstuma.

O vencedor de cada uma das 29 categorias leva R$ 3.000. No dia 30 de novembro, na cerimônia de entrega dos prêmios, serão anunciados vencedores nas categorias de livro do ano de ficção e livro do ano de não ficção.

Veja a lista completa de ganhadores do 53º Prêmio Jabuti aqui

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ao topo