José Mauro de Vasconcelos

De Valnísia Mangueira, por e-mail:

Oi, Tácito, bom dia!

Nestas indas e vindas na web, acabei, em uma infrutífera ‘investigação’ sobre a vida do José Mauro de Vasconcelos, caindo no seu blog. Antes de tudo, parabéns pelo conteúdo. Excelente!

Mas o motivo de te escrever é o mesmo que me levou à sua casa virtual: saber mais sobre o José Mauro. Explico. Ganhei, no meu último aniversário, um exemplar do ‘Meu pé de laranja lima’. Foi um misto de emoções ao ver o presente, pois apesar de ter chorado as pitangas na época em que a novela foi ao ar (milhões de anos atrás), nunca tinha lido o livro.

Comecei. E parei. A dedicatória já me aniquilou. Ele insinua(?) que os irmãos, Luis e Glória, se mataram. Logo Luisinho e Godóia?

Então, nessas buscas insanas pelo deus-google-que-tudo-responde descubro, chocada, que a biografia existente na rede sobre o autor é o mesmo texto burocrático que prefacia a edição comercializada atualmente do ‘Meu pé…’.

Pensei, pensei, e imaginei que aí, no Rio Grande do Norte, talvez vocês saibam mais sobre este homem. A família dele é conhecida no Estado? Alguém sabe dizer se ele casou, teve filhos? Na realidade o que eu realmente queria saber é o que ocorreu, de fato, com os irmãos do Zé Mauro.

Encontrei, também com a ajuda do Google, uma série de fóruns com pessoas perguntando a mesma coisa que eu. Então, se for possível, nos ajude a descobrir algo mais sobre este autor fascinante. Adianto: não é fome de tragédia, é interesse, genuíno, sobre o que aconteceu com esta família.

Se puder, nos ajude (a mim e a outros fãs do Zé Mauro).

Obrigada,
Valnísia Mangueira
Curitiba – Paraná.

Jornalista formado em 1984 pela UFRN. Trabalhou nos principais veículos de comunicação e assessorias de imprensa do RN. Foi professor da UNP, editou a revista PREÁ e coordenou o Concurso de Poesia Luís Carlos Guimarães. [ View all posts ]

Comentários

There are 102 comments for this article
  1. paulo 18 de Dezembro de 2018 10:07

    Haydée M. Jofre Barroso—an Argentinian writer and translator—wrote a José Mauro de Vasconcelos’ biography in the 1970s.

  2. paulo 19 de Dezembro de 2018 9:11

    Hydée M. Jofré Barroso—an Argentinian writer and translator—wrote a biography ( Vida y saga de José Mauro de Vasconcelos, Buenos Aires, El Ateneo, 1978, VIII pp + 163 pp) about José Mauro de Vasconcelos in the 1970s. But now her work is out of print.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Vá para Topo