Julian Barnes vence prémio de literatura David Cohen

PÚBLICO – PORTUGAL

O prémio, apelidado pela imprensa britânica como o Prémio Nobel da Literatura do Reino Unido, dá ao vencedor 40 mil libras, aproximadamente 46 mil euros. Seamus Heaney foi o distinguido pela sua obra em 2009.

Ao receber o prémio, numa cerimónia que se realizou na sexta-feira em Londres, Julian Barnes, de 65 anos, mostrou-se satisfeito e explicou que a distinção só tem valor “tendo em conta a lista dos vencedores anteriores”. “É uma grande honra para qualquer escritor britânico receber este prémio”, disse ao receber o prémio, citado pela BBC.

O vencedor do prémio David Cohen escolhe ainda a quem entregar o prémio Clarissa Luard, no valor de 12.500 libras (14.370 euros). Dinheiro que Julian Barnes decidiu dar à The Reading Agency, um centro de investigação sobre o uso de meios digitais em bibliotecas, que tem como objectivo despertar o público para a leitura.

“Acho que a prática da leitura está mais ameaçada do que a prática da escrita. Vai sempre haver jovens escritores, mas será que o mesmo se passa com os jovens leitores?”, concluiu o escritor, quando na cerimónia explicava a quem iria doar o dinheiro.

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 13 =

ao topo