Kalina Paiva lança livro com reflexões sobre clássicos de Graciliano Ramos e Emily Brontë

O Mulherio das Letras Zila Mamede e o selo Margem da Palavra, da Editora Urutau, convidam para o lançamento de “S. Bernardo dos Ventos Uivantes”, uma tese de doutorado que virou livro. A autora, Kalina Paiva, é potiguar, professora do IFRN, escritora e crítica literária.

O lançamento será online, dia 19/05, às 20h, no YouTube do Mulherio das Letras Zila Mamede.

A escrita ensaística, costurada pela perspectiva marxista, traz algumas reflexões sobre duas importantes obras da literatura: S. Bernardo, do mestre Graciliano Ramos e O Morro dos Ventos Uivantes, da gigante Emily Brontë.

“Embora tenha sido erigida sob as chaminés das fábricas inglesas, a teoria marxista faz muito sentido para nomear os processos de opressão e desalienar indivíduos reificados. Sua maior contribuição foi deixada para a classe trabalhadora. Por isso querem dançar sobre o seu epitáfio. Ela incomoda porque fala para/com os ‘vencidos’ da História que, quando percebem o padrão do papel, rasgam, irrompem em uma revolução.”, fala a autora na página 108 do livro.

O vanguardismo de Emily Brontë e o engajamento de Graciliano promoveram como resultado uma leitura sensível, de cunho social.

Além da autora, a live contará com a presença de Débora Rendelli, representante da editora Urutau e das professoras Érika Macedo e Marília Silveira. A parte musical fica por conta de Beth Milanez (Banda A Cor da Terra), a tradução em LIBRAS de Brígida Paiva e a mediação da professora e produtora cultural Carla Alves.

Serviço

S. Bernardo dos Ventos Uivantes

Autora: Kalina Paiva

Local: YouTube do Mulherio das Letras Zila Mamede

Hora: 20h

Mediação: Carla Alves

Convidadas: Débora Rendelli, Érika Macedo e Marília Silveira

Música: Beth Milanez

Tradução em LIBRAS: Brígida Paiva

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ao topo