Lançado Festival Recifense de Literatura

Programação e homenageados foram anunciados ontem

Por Jaciana Sobrinho

Durante oito dias de programação, Festival oferece seminários, cursos, lançamentos de livros e shows

A programação e os nomes dos homenageados da 8ª edição do Festival Recifense de Literatura – A Letra e a Voz foram anunciados ontem  (17), em entrevista coletiva no gabinete do secretário de cultura, Renato L. O evento, que acontece de 22 a 29 de agosto, é promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Gerência Operacional de Literatura e Editoração (Gole) da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR), em parceria com o Instituto C&A e patrocínio do Instituto Itaú Social.

Desta vez o Festival tem como tema “Literaturas e Identidades” e homenageia o livreiro Tarcísio Pereira e o escritor Ronaldo Correia de Brito. “É uma honra tê-los como homenageados. Ronaldo tem uma ligação muito forte com o nosso tema desse ano e Tarcísio traz também um componente emocional, pois participou, de uma maneira ou de outra, da formação cultural de toda uma geração. Estou emocionado por estarem conosco”, afirmou Renato L.

Além do secretário, estiveram presentes no anúncio, a presidente da Fundação de Cultura, Luciana Felix; a diretora de literatura e editoração, Heloísa Arcoverde; o gerente de editoração, Cristiano Aguiar e os homenageados Tarcísio Pereira e Ronaldo Correia de Brito. “Fiquei surpreso com o convite, pois geralmente, os festivais homenageiam escritores. Isso valoriza os livreiros e editores e eu agradeço em nome de todos”, disse o fundador da extinta livraria Livro 7, Tarcísio Pereira.

O Festival irá discutir o escritor e a literatura contemporânea diante de questões como raízes, contextos e o ‘não isolamento’ possibilitado pela internet e suas redes sociais. O escritor e a necessidade de encontrar a sua marca no meio das interferências da globalização, além da dicotomia regional e universal, também serão pontos investigados durante o evento.

“Trabalhamos sempre com o conceito da democratização e descentralização do acesso à cultura e por isso queremos alargar as discussões em torno das políticas públicas de leitura com a participação de poetas, escritores, editores, pesquisadores. Temos uma programação compacta, porém completa, que oferece ao público seminários, debates, cursos, lançamentos de livros e ainda apresentações musicais”, conta Heloísa Arcorverde, diretora de literatura e editoração da PCR.

A abertura oficial acontece neste domingo (22), às 17h, no Teatro de Santa Isabel, com a pré-estreia do espetáculo musical Lua Cambará, produzido pelo Ária Social, celebrando os 20 anos de criação da ópera balé concebida por Zdenek Hampl a partir desta obra homônima escrita por um dos homenageados do Festival de Recifense de Literatura, Ronaldo Correia de Brito, em parceria com Assis Lima (CE/SP), e com música composta por Antônio Madureira.

Ainda na abertura, o lançamento do vídeo sobre o livreiro Tarcísio Pereira, também homenageado pelo evento nesta edição, com direção de Tuca Siqueira. Tarcísio foi fundador de uma das mais importantes livrarias do Recife, a Livro 7, que funcionou entre a década de 70 e final de 90.

Quem estiver no Recife durante a realização do 8º Festival Recifense de Literatura A Letra e a Voz também vai poder conhecer mais de perto o trabalho e as opiniões de Rogério Manjate (Moçambique), Altair Martins (Rio Grande Sul), João Silvério Trevisan (São Paulo), Sidney Rocha (Ceará), Silviano Santiago (Minas Gerais), Antonio Carlos Viana (Sergipe), Bráulio Tavares (Paraíba), Rinaldo Fernandes (Paraíba), além dos pernambucanos Anco Márcio e Saulo Neiva.

Recitata – O evento existe há cinco anos e dá o ponta pé inicial para o Festival. As apresentações classificatórias acontecem nos dias19 (com show da banda Ínsula) e 20 (show de Rogerman), antes da abertura oficial do A Letra e a Voz. A grande final será no dia 29, durante a Festa do Livro, quando se encerra o Festival. O show da noite fica por conta do grupo Ave Sangria.

Site – Desde o ano passado o Festival Recifense de Literatura tem o seu endereço na internet, criado para facilitar o acesso do público à programação e outros detalhes do evento. Na URL www.aletraeavoz.com.br, o público pode conferir a programação completa. Novidades e mais detalhes também serão divulgados pelo twitter. Basta acessar www.twitter.com/aletraeavoz .

Serviço:

8º Festival Recifense de Literatura – A Letra e a Voz
Quando: 22 a 29 de agosto
Informações: 3355.3144

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove − 6 =

ao topo