Lançamento de “Insurgências poéticas – Arte ativista e ação coletiva”

A Annablume Editora e Livraria da Vila Fradique convidam para o lançamento do livro de André Mesquita “Insurgências poéticas – Arte ativista e ação coletiva”.

Dia 08 de abril de 2011, sexta-feira, das 18h30 às 21h30.
Piso Superior
Rua Fradique Coutinho, nº 915 – Vila Madalena – São Paulo – SP.
(Estacionamento na Rua Fradique Coutinho, nº. 983)
(11) 3814.5811

Este livro busca tornar visíveis os modos de recomposição política dos movimentos sociais e seus pontos de contato com um conjunto recente de ações artísticas surgidas em países como Estados Unidos, França, Espanha, Canadá, Argentina e Brasil, especialmente entre os anos de 1990 e 2000.

Nestas duas últimas décadas, novas formas de cooperação e de participação social cruzaram as fronteiras do mundo, através de práticas nas quais a política não aparece simplesmente isolada ou acrescida à arte como mero acessório temático ou estético, mas como sendo um componente intrínseco de sua existência.

Duas características importantes dessas práticas são analisadas detalhadamente ao longo deste livro. A primeira refere-se às relações entre arte e ativismo e a segunda característica aqui investigada refere-se ao emprego de ações coletivas. Insurgências Poéticas reflete sobre os conceitos e objetivos de uma arte coletiva e engajada socialmente, considerando seus modos de experimentação estética e expressão política.

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + dezessete =

ao topo