Do lançamento de ‘O Pequeno Homem das Montanhas’ e outros livros

unnamedTemporada de lançamentos de livros em Natal. A começar pelo que penso ser o mais relevante: ‘O Pequeno Homem das Montanhas’, de Antonino Condorelli (foto). Depurada o mais possível dos vícios acadêmicos do texto que lhe deu origem, a obra se baseia no livro Dersu Uzala, do explorador russo Vladimir Arseniev, publicado em 1923, e no filme homônimo que Akira Kurosawa dirigiu em 1975. A partir da narrativa literária de Arseniev e da cinematográfica de Kurosawa, Antonino Condorelli se interroga sobre questões epistemológicas cruciais como as relações entre sujeitos humanos e ambientes não urbanos, os conceitos de híbrido, de humano e não humano, de vivo e não vivo, de relação direta e mediada com o real. Extremamente bem fundamentado, o ensaio aborda ecologia, semiótica e arte.

Para o autor, a vida e a obra de Arseniev encarnam a riqueza, a polifonia e a intrínseca mestiçagem de uma ciência não fechada, de uma ecologia dos conhecimentos que faz dialogar e hibrida certezas e incertezas, rigor e sensibilidade. A vida de Dersu, por sua vez, encarna um modo de ser, de conhecer e de viver que faz da instabilidade, da incerteza, da mudança incessante o húmus para o florescimento de uma ética do cuidado e da solidariedade. Estilos de vida, ambos, cada vez mais ameaçados. Porém, seu eco conseguiu chegar até nós e, como sustenta Condorelli, ainda podem instigar mudanças em nossos modos de ser, de conhecer e de viver. A festa de lançamento será quinta-feira, a partir das 19h, na Nobel Salgado Filho.

Nova editora!
Em tempos de notícias lançadas quase em tempo real, não se pode dizer que a editora do Sr. Sandro Fortunato é “nova”. Tem pelo menos um ano! Eu desconhecia e acho possível também o desconhecimento de outros. Portanto, apresento a Fortunella Casa Editrice – selo editorial com foco em cinema, jornalismo e biografias, criado em 2013. Este livro de Condorelli é o seu segundo título lançado pela editora. E que bom essa mania se espalha cada vez mais. Não é por falta delas que se deixa de publicar livros, hoje em dia.

Outros lançamentos
– Mel Browne Kalki de Rezende é filha de Flávio Rezende e Andrea Browne, que organizaram e vão lançar o livro ‘Pérolas da Mel’, no próximo dia 23 na livraria Saraiva do Natal Shopping, a partir das 16h, com direito a contação de estórias infantis. O livro apresenta estória feita por Flávio e tendo Mel como personagem, chamada “No Reino Encantado de Pititinga”, ilustrada pelo chargista Brum e pela própria Mel.

– O jornalista decano João Batista Machado lança o livro ‘Bastidores do poder’, terça-feira, a partir das 18h, na Academia Norte-Rio-Grandense de Letras. O título e biografia de “Batistinha” já falam por si. É a cortina aberta da nossa política oligárquica.

– Do cronista Augusto Coelho Leal, pela ‘8 Editora’, vem o livro ‘Rosinha dos Limões’ no próximo dia 25, às 18h30, na Academia Norteriograndense de Letras. Trata-se de uma coletânea de crônicas publicadas no ‘O Jornal de Hoje’ e em outros veículos nos últimos anos.

Jornalista por opção, Pai apaixonado. Adora macarrão com paçoca. Faz um molho de tomate supimpa. No boteco, na praia ou numa casinha de sapê, um Belchior, um McCartney e um reggaezin vão bem. Capricorniano com ascendência no cuscuz. Mergulha de cabeça, mas só depois de conhecer a fundura do lago. [ Ver todos os artigos ]

Comentários

Há 2 comentários para esta postagem
  1. Anchieta Rolim 17 de novembro de 2014 22:31

    ‘O Pequeno Homem das Montanhas’. Parabéns, grande Antonino! Sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ao topo