Lançamento: ‘Moacy Cirne – O gênio criativo dos quadrinhos’

capaGalera, lanço na próxima terça-feira (18), a partir das 18h, no auditório Freitas Nobre da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), o livro ‘Moacy Cirne: O gênio criativo dos quadrinhos’.

A publicação faz parte da série Recordatório, criada pela editora carioca Marsupial para homenagear nomes importantes das histórias em quadrinhos brasileiras.  É o primeiro volume dedicado a um teórico dos quadrinhos, até então só artistas haviam sido retratados.

Trata-se de uma reedição de ‘Moacy Cirne: Paixão e sedução pelos quadrinhos’, publicado pela Sebo Vermelho Edições no ano passado, corrigida e ampliada. O lançamento será durante a abertura das Terceiras Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, organizadas pelo Observatório de HQs da ECA/USP.

As Jornadas são o maior evento acadêmico brasileiro sobre o tema e reunirão mais de 200 pesquisadores da chamada arte sequencial durante 4 dias na capital paulista. Na América Latina, apenas o congresso Viñetas Serias, realizado em Buenos Aires, rivaliza em tamanho e importância. Vale lembrar que Moacy Cirne foi um dos homenageados quando da realização das primeiras Jornadas, em 2011, e sua participação no evento foi registrada no livro ‘Pioneiros no Estudo de Quadrinhos no Brasil’.

Também fazem parte da Recordatório – e serão lançados durante as terceiras Jornadas – os livros: ‘Primaggio Mantovi – O mestre de estilo versátil’, de Nobu Chinen; ‘Ivan Saidenberg – O homem que rabiscava’, de Lucila Simões Saidenberg; e ‘Marcatti – Tinta, suor e suco gástrico’, de Pedro de Luna.

Além destes títulos, a Marsupial lançará o clássico ‘O Sistema dos Quadrinhos’, do pesquisador belga Thierry Groensteen.

Jornalista, com passagem por várias redações de Natal. Atualmente trabalha na UFPB, como editor de publicações. Também é pesquisador de HQs e participa da editora Marca de Fantasia, especializada em livros sobre o tema. Publicou os livros “Moacy Cirne: Paixão e Sedução nos Quadrinhos” (Sebo Vermelho) e “Moacy Cirne: O gênio criativo dos quadrinhos” (Marsupial – reedição revista e ampliada), além de várias antologias de artigos científicos e contos literários. É pai de Helena e Ulisses. [ View all posts ]

Comentários

There is 1 comment for this article
  1. Carmen Vasconcelos 12 de Agosto de 2015 10:04

    Massa, Alex. Que saudade…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Vá para Topo