Lançamento oficial do projeto Caravana de Escritores Potiguares

Será nesta sexta-feira, dia 05/08, a partir das 18 horas, na Pinacoteca do Estado, o lançamento oficial do projeto CARAVANA DE ESCRITORES POTIGUARES.

O projeto existe desde 2013, tendo realizado, ao longo desses anos, a visita sistemática a escolas públicas em várias cidades do Estado, sempre levando diversos autores potiguares para divulgar a importância da leitura junto a professores e alunos.

Os autores expõem seus livros, suas ideias e deixam suas obras literárias nas bibliotecas para serem trabalhadas em sala de aula.

Devido ao grande sucesso dessa iniciativa, idealizada e coordenada pelo escritor e pesquisador de literatura Thiago Gonzaga, nesse ano de 2016 o projeto conseguiu ser apoiado pelo Governo do Estado, pela Fundação José Augusto,  através da Lei Câmara Cascudo, com incentivo da COSERN.

Projetos dessa natureza têm grande importância devido ao fato de, infelizmente, as pesquisas apontarem que o Rio Grande do Norte ainda não pode ser considerado como um estado leitor. Os índices de leitura aqui, como de resto no país como um todo, ainda são baixíssimos. Segundo a pesquisa “Retratos do Brasil”, realizada pelo IBOPE em 2015, por encomenda do Instituto Pró-Livro, 44% da população brasileira não lê e 30% nunca comprou um livro.

Assim, cada vez mais o Rio Grande do Norte precisa se empenhar para, além de divulgar seus autores, conseguir democratizar o acesso do livro à maioria de sua população. A Caravana de Escritores Potiguares é uma dessas alternativas que contribuem para incentivar a leitura aqui no estado.

Além do coordenador Thiago Gonzaga, a Caravana conta com a presença dos autores Manoel Onofre Júnior, José de Castro, Damião Gomes, Júnior Dalberto, Cleudivan Janio, João Andrade, Leocy Saraiva, Drika Duarte, Marcelo De Cristo, Dancley Fernandes, Guilherme Henrique Cavalcante e Carlos Fialho, dentre outros autores convidados.

*José de Castro, jornalista, escritor, poeta, membro da Caravana.

Jornalista, escritor e poeta. [ Ver todos os artigos ]

Comentários

Há 2 comentários para esta postagem
  1. Anchella Monte 6 de agosto de 2016 13:36

    Importantíssimo este projeto, a Caravana de Escritores. Pelo incentivo à leitura e pela possibilidade de tornar visível o autor potiguar. Em muitos encontros de leitura dos quais tenho participado em escolas, vejo que o não conhecimento da literatura produzida no RN não se restringe aos alunos, muitos dos professores só têm na bagagem Auta de Souza, Câmara Cascudo e Zila Mamede. Claro que, em oposição a esse quadro, há os que não só conhecem como mantêm projetos maravilhosos e constantes valorizando a produção local, como é o caso das professoras Rosângela de França, Monique Oliveira e Ana Leopoldina, em escolas públicas; Juliana Ribeiro Dantas e Hilanete Porpino, em escolas particulares. E outros/ outras mais. Thiago Gonzaga tem sido fundamental para o livro norte-rio-grandense, porque além de trabalhar como autor de obras que levam os autores para o público, ele é sinceramente envolvido, um admirador, como eu, da literatura potiguar. Parabéns ao projeto, a Thiago e aos autores que vão de espírito aberto visitar as escolas, conversar com os estudantes e seus professores! (Eu bem que gostaria de ir, mas um enjoo de matar não permite)

  2. Ruben G Nunes 5 de agosto de 2016 17:01

    Ué! Pensei que fizesse parte do grupo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ao topo