Live ”Os Trabalhadores” estreia neste domingo (18)

Neste domingo(18) às 20h estreia no YouTube a live “Os Trabalhadores”, projeto que reúne o poeta Sol das Oliveiras e os músicos Pedras e Rafael Melo em uma performance sonora, poética e visual para o texto “Os Trabalhadores”, originalmente escrito pelo poeta nordestino Rogaciano Leite.

A live possui cerca de 15 minutos de duração e investe na conexão entre múltiplas linguagens. Declamação, batidas eletrônicas, sintetizadores, guitarras, figurinos conceituais e cenografia formam um amálgama fantasmagórico de expressões que intenta provocar alguma reflexão sobre o que foi o trabalho no século passado, a era das indústrias, e se algo de fato mudou de lá para cá.

Rogaciano Leite (1920-1969), nascido em Pernambuco, foi poeta e jornalista de escrita contundente. Sua obra é a de um verdadeiro narrador atento ao universo da cultura popular nordestina e ao impacto social das forças econômicas e políticas que atravessaram sua época. Sol, Rafael e Pedras mergulharam no poema ”Os Trabalhadores” e criaram uma fulgurante experiência audiovisual daquilo que nasceu como texto escrito. O resultado é uma performance que mantém firme o elo entre experimentação estética e consciência crítica, ampliando as possibilidades e os sentidos do texto original.

A live foi filmada na Casa das Artes, Vila de Ponta Negra, por Larinha Dantas e Gabriel Souto e a edição ficou por conta do artista visual Daniel Nec. ”Os Trabalhadores” foi aprovado no Concurso Público para Seleção de Projetos Culturais Integrados da Fundação José Augusto (Lei Aldir Blanc).

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ao topo