[LIVRO] Amanhã tem lançamento de “Velhas Sábias – Um tributo às que vieram antes de nós”

A antologia organizada pela escritora Fátima Soares, “Velhas Sábias – Um tributo às que vieram antes de nós”, reúne 27 escritoras de sete estados brasileiros. O lançamento nacional será nesta quarta-feira (26), às 18h, com transmissão pelo canal Projeto Velhas Sábias, no YouTube.

Do Rio Grande do Norte, participam as poetas Jeovânia Pinheiro e Idyane França.

As escritoras participarão da festa, com a presença de Maria Valéria Rezende, a inspiradora do movimento Mulherio das Letras, e da organizadora. A conversa será mediada pelas escritoras Leila Santos e Sofia Leal.

São 27 escritoras de sete Estados

Editada pela Ipanec, sob o selo do Mulherio das Letras, a antologia foi idealizada, inicialmente, no Morro da Conceição, em Recife, quando 13 mulheres negras pensaram em enfrentar o desafio de contar a vida de mulheres que fizeram história nos seus núcleos e alcançaram a longevidade. A ideia foi maturando e, com a chegada da pandemia, cresceu e alcançou outras mulheres, algumas estreantes na escrita.

 O livro “Velhas Sábias – Um tributo às que vieram antes de nós” conta histórias de mulheres negras, brancas, descendentes de indígenas, imigrantes. Todas elas atravessaram as mudanças do Século XX em núcleos de extrema pobreza ou em famílias abastadas, no campo e nas cidades de um Brasil que começava a deixar para trás a sua característica rural.

Em comum, elas venceram de alguma forma a opressão característica do patriarcado, pariram ou criaram núcleos familiares, ganharam o sustento das crias. Sábias por driblar as dificuldades, alcançar a velhice e deixar um legado às que chegam depois delas.

As escritoras são de Recife e outras cidades de Pernambuco, da Bahia, do Rio Grande do Norte, do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraíba e Brasília.

De Brasília, Beth Fernandes participa com o mini conto Zezé, em que faz a fusão da história de mulheres de sua família, ao longo dos anos 1900, quase um século de transformações vistas pelos olhos da mulher inquieta. Beth Fernandes tem um livro de poemas De ponta-cabeça publicado e participa de diversas antologias. 

Serviço

Lançamento: Velhas Sábias – Um tributo às que vieram antes de nós, selo Mulherio das Letras, Editora Ipanec, Recife, 2021

Dia 26/05 – 18h

Transmissão: Canal Projeto Velhas Sábias, no YouTube

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ao topo