Livros e autores

M

Por Tácito Costa

Foi lançado recentemente um livro indispensável para compreender melhor a situação das mulheres brasileiras nos últimos anos. “Mulheres Brasileiras e Gênero nos Espaços Público e Privado: Uma Década de Mudanças na Opinião Pública”, parceria da Edições Sesc São Paulo e Fundação Perseu Abramo reúne artigos de 33 autores que refletem sobre a pesquisa feita em 2010 (publicada na edição) ‘Mulheres Brasileiras e Gênero nos Espaços Público e Privado”. Em 2001 pesquisa no mesmo sentido foi realizada, sendo que ouviu apenas mulheres, nesta segunda edição incluiu os homens.

Organizado por Gustavo Venturi e Tatau Coutinho a obra (edição caprichada) aborda temas como percepção de ser mulher; o imaginário de homens e mulheres sobre o feminismo e o machismo; a divisão sexual do trabalho e o tempo livre; a mulher na mídia; autonomia do corpo e sexualidade.

Com ênfase em dados estatísticos e estruturas sociais consolidadas, os autores discorrem sobre mercado de trabalho e o universo das desigualdades sociais relativas a gênero e raça. Abordam, também, a participação política da mulher, que, entre suas decorrências, demonstram que, com apenas 8,6% de mulheres na Câmara dos Deputados, o Brasil ocupa o 118º lugar em termos de representação feminina entre 184 países.

Coivara de Memória

Vi ontem em um das estantes da Saraiva do Midway uma nova edição de “Coivara da Memória”, do sergipano Francisco J. C. Dantas. O livro, o primeiro do escritor, é de 1991, e saiu agora pela Alfaguara, com uma capa muito bonita, aliás as edições desta editora são todas muito bacanas. Uma obra excepcional, li ainda no início daquela década, e algum tempo depois conheci Dantas e sua esposa, a poetisa Maria Lúcia Dal Farra, e li os outros livros dele, todos muito bons. Estiveram no RN algumas vezes, em umas três, através da Fundação José Augusto, que foi onde o conheci, na época trabalhava lá como assessor de imprensa. Duas grandes figuras.

José Castello

Devido aos compromissos de trabalho não pude estar mais tempo com Castello nessa sua segunda passagem por Natal este ano. Fui à palestra na FliQ (Feira de Livros e Quadrinhos), que contou com participações de Vicente Serejo e Lívio Oliveira. A matéria do Novo Jornal que publicamos no meio da semana traz algumas questões que foram expostas na palestra.

Bortolotto

Perdi a palestra de Mário Bortolotto, também na FliQ, fui encontrá-lo já quase madrugada no Farol Bar nas companhias de Tetê Bezerra, Abimael Silva, Carlão de Souza, Denise Correia e Lívio Oliveira. Papo bom, de frente pro Atlântico, não demorei muito, mas soube que a conversa foi longe.

Lançamentos

Dois lançamentos importantes nesse início de novembro em Natal, “Impressões Digitais – escritores potiguares contemporâneos”, organizado por Thiago Gonzaga, dia 5, na ANL; e “Cruviana”, do pluralista José de Paiva Rebouças,  dia 8, na Nobel da Salgado Filho. Todos convidados!

Comments

There are 3 comments for this article
  1. Anchieta Rolim 28 de Outubro de 2013 21:17

    Tácito, meu amigo, quero aproveitar para agradecer a sua presença, a de Denise, Danclads Andrade, David Leite, Damata Costa, Ednar Andrade, Jaíro Lima e Olavo Saldanha. Quanto aos pluralistas que por algum motivo não puderam estar presente, tenham certeza que senti falta de vocês, mas, fica para o próximo. Um forte abraço para todos!

  2. Lívio Oliveira 29 de Outubro de 2013 1:16

    Tácito, a matéria do Novo Jornal já foi publicada? Quando?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Go to TOP