Lula adoece enquanto ainda é o político mais influente do Brasil, diz NYT

Lula foi convidado de Dilma na inauguração de uma ponte em Manaus na semana passada

NA EXAME

Presidente articula candidatura do PT em São Paulo e pode virar até samba-enredo.

São Paulo – O ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, adoece enquanto ainda goza da posição de figura política mais influente do país, avalia o The New York Times em uma reportagem publicada neste domingo. Lula foi diagnosticado no sábado com um câncer na laringe após realizar exames no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

“A revelação da sua condição acontece em um momento em que ele ainda é admirado como o líder contemporâneo mais dominante do Brasil. Em seu mandato como presidente, que se encerrou no ano passado, ele liderou uma expansão vigorosa da economia brasileira e uma política externa mais musculosa”, disse o jornal.

Lula tem articulado no Partido dos Trabalhadores (PT) a indicação do ministro da educação Fernando Haddad para disputar as eleições para a prefeitura de São Paulo, que ocorrem em 2012. Além disso, como prova de sua popularidade, ele será homenageado pela escola de samba paulista Gaviões da Fiel com o samba-enredo “Verás que o filho fiel não foge à luta – Lula, o retrato de uma nação” no próximo Carnaval.

A matéria do NYT ressalta ainda que após ter deixado a liderança do país, Lula viajou intensamente pelo Brasil e no exterior e discursou por cachês altos. O jornalista Simon Romero destacou também o anúncio público e rápido da doença de Lula, um forte contraste em relação à postura do presidente venezuelano.

Hugo Chávez surpreendeu o povo do seu país ao revelar um câncer quando já tinha realizado uma operação de emergência em Cuba.

*********

Câncer de Lula repercute na imprensa internacional

Site da britânica BBC elogia ex-presidente, mas lembra seu vício de fumar por mais de 50 anos.

aqui

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 14 =

ao topo