Maior evento potiguar de cultura pop é aprovado pela primeira vez na Lei Câmara Cascudo

Por Victor Cavalcante

O festival de cultura pop SAGA, encontro dedicado ao lazer e diversão de crianças e jovens, foi aprovado hoje, dia 15 de junho, pela comissão estadual de cultura da Lei Câmara Cascudo. A decisão reforma o entendimento de que jogos e esportes eletrônicos são bens culturais assim como dança, música e as demais artes, também presentes no evento.

A aprovação na Lei significa que o projeto está apto para realizar a captação de recursos com empresas patrocinadoras em troca de renúncia fiscal do ICMS. O investimento no evento permite à organização apresentar uma melhor estrutura ao público, trazer mais convidados, além de tornar o valor do ingresso mais acessível.

Marcado para acontecer nos dias 08 e 09 de outubro na Arena das Dunas, a próxima edição do SAGA Entretenimento pretende popularizar a cultura pop no estado num formato diferenciado, através da realização de palestras de formação, oficinas de produção audiovisual, além das tradicionais atividades que estão presentes no evento há 11 anos: apresentações musicais e de dança, concursos de cosplay, torneios de diferentes jogos.

Dentro do projeto aprovado está prevista também a realização de uma edição do SAGA em Mossoró durante o mês de novembro. “Mossoró tem um grande público fã de cultura pop que nunca teve a oportunidade de visitar o SAGA. Além disso, essa é a nossa primeira chance de interiorizar o evento e fazer com que o visitante não precise se deslocar 280km para conhecer um convidado que é fã”, justifica Victor Cavalcante, produtor do evento.

A Lei Câmara Cascudo é o mecanismo de incentivo fiscal estadual para cultura. Empresas interessadas em patrocinar projetos podem deduzir até 2% do valor pago em ICMS. Para fazer jus ao desconto, o patrocinador deve participar com recursos próprios no valor mínimo de 20%, através de numerário, cheque ou equivalente em mercadorias.

Sobre o SAGA
Cinema, seriados, jogos, animações, histórias em quadrinhos, música, dança e diversas outras áreas ligadas ao entretenimento formam o que é chamado de “cultura pop”. E, dentro deste segmento, o SAGA é o maior festival do gênero no Rio Grande do Norte. A convenção expõe de forma lúdica e inclusiva, desde 2005, os expoentes potiguares das categorias acima dentro de um ambiente voltado para o lazer de crianças e jovens. Em 2015, o SAGA reuniu mais de 25 mil visitantes em três eventos realizados no ano.

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ao topo