Maria Antonieta

Por Vladimir Safatle
FSP

Em 2006, a cineasta Sofia Coppola lançou um filme sobre Maria Antonieta. Ao contar a história da rainha juvenil que vivia de festa em festa enquanto o mundo desabava em silêncio, Coppola acabou por falar de sua própria geração.

Esta mesma que cresceu nos anos 1990.

No filme, há uma cena premonitória sobre nosso destino. Após acompanharmos a jovem Maria por festas que duravam até a manhã com trilhas de Siouxsie and the Ban- shees, depois de vermos sua felicidade pela descoberta do “glamour” do consumo conspícuo, algo estranho ocorre.

Maria Antonieta está agora em um balcão diante de uma massa que nunca aparece, da qual apenas ouvimos os gritos confusos. Uma massa sem representação, mas que agora clama por sua cabeça.

Maria Antonieta está diante do que não deveria ter lugar no filme, ou seja, da Revolução Francesa. Essa massa sem rosto e lugar é normalmente quem faz a história. Ela não estava nas raves, não entrou em nenhuma concept store para procurar o tênis mais stylish.

Porém ela tem a força de, com seus gritos surdos, fazer todo esse mundo desabar.

Talvez valha a pena lembrar disso agora porque quem cresceu nos anos 1990 foi doutrinado para repetir compulsivamente que tal massa não existia mais, que seus gritos nunca seriam mais ouvidos, que estávamos seguros entre uma rave, uma escapada em uma concept store e um emprego de “criativo” na publicidade.

Para quem cresceu com tal ideia na cabeça, é difícil entender o que 400 mil pessoas fazem nas ruas de Santiago, o que 300 mil pessoas gritam atualmente em Tel Aviv.

Por trás de palavras de ordem como “educação pública de qualidade e gratuita”, “nós queremos justiça social e um Estado-providência”, “democracia real” ou o impressionante “aqui é o Egito” ouvido (vejam só) em Israel, eles dizem simplesmente: o mundo que conhecemos acabou.

Enganam-se aqueles que veem em tais palavras apenas a nostalgia de um Estado de bem-estar social que morreu exatamente na passagem dos anos 1980 para 1990.

Essas milhares de pessoas dizem algo muito mais irrepresentável, a saber, todas as respostas são de novo possíveis, nada tem a garantia de que ficará de pé, estamos dispostos a experimentar algo que ainda não tem nome.

Nessas horas, vale a lição de Maria Antonieta: aqueles que não percebem o fim de um mundo são destruídos com ele. Há momentos na história em que tudo parece acontecer de maneira muito acelerada.

Já temos sinais demais de que nosso presente caminha nessa direção. Nada pior do que continuar a agir como se nada de decisivo e novo estivesse acontecendo.

Comentários

Há 2 comentários para esta postagem
  1. Jarbas Martins 10 de agosto de 2011 12:27

    Por essas e outras é que estão criando no Faceboodk o Partido dos Sem Destino, o PSD dos desvalidos.

  2. Danclads Andrade 9 de agosto de 2011 23:56

    As massas, desde os tempos de Carlos II, na Inglaterra, passando pelas Revoluções Francesa e Russa, são capazes de derrubar governos, Ben Ali (Tunísia) e Mubarak (Egito) sabem disso.

    As mudanças de paradigmas, ocorridas de tempos em tempos, sempre vitimam aqueles que não as percebem ou que teimam em resistir a elas. Atualmente, as massas estão mais organizadas, posto que dispõem de uma ferramenta poderosa: a Internet. Assim foi no Norte da África, na Espanha, etc, etc… Wikileaks, Anonymous ou simplesmente o povo de forma sem denominações, utilizam as redes sociais para se fazerem ouvir e influir politicamente, em um tipo de cidadania mais ativo e influente.

    A pressão por direitos e por governos mais honestos têm sido grande em boa parte do mundo e isto é uma mudança de paradigma que pode deixar na poe´ria da história quem não se adaptar a ela.

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