Marta nomeia nova secretária-executiva do Ministério da Cultura

Jeanine Pires é a nova secretária-executiva do Ministério da Cultura - Divulgação

ESTADO DE SÃO PAULO

Jeanine Pires ocupa cargo deixado por Victor Ortiz, levado ao posto pela ex-ministra Ana de Hollanda

A ministra Marta Suplicy nomeou ontem, 08, Jeanine Pires como nova secretária-executiva do Ministério da Cultura. Ela substitui Victor Ortiz, levado ao posto pela ex-ministra Ana de Hollanda, de quem era o principal homem de confiança no ministério.

Formada em História e especializada em Economia do Turismo, Jeanine Pires foi presidente da Embratur entre 2006 e 2010 e não tem experiência em cargos ligados à gestão cultural. Antes de aceitar o convite de Marta, ela presidia o Conselho de Turismo e Negócios da Fecomercio de São Paulo.

Em comunicado oficial, a ministra ressaltou seu “perfil técnico” e disse que ela trabalhará articulando a produção cultural e a imagem do Brasil no exterior, apostando na “importância da cultura para a identidade e a imagem de um país”. Dentro de casa, no entanto, ela terá ao menos dois desafios imediatos: a aprovação pelo Congresso do Vale Cultura – que tanto Juca Ferreira quanto Ana de Hollanda não conseguiram concretizar – e do aumento no orçamento do ministério.

Comments

There is 1 comment for this article
  1. Tácito Costa
    Tácito Costa 9 de Outubro de 2012 16:37

    Ainda é cedo pra se ter uma ideia precisa do que representa a mudança no Ministério da Cultura. A nomeação da senadora Marta Suplicy para o cargo pode não ter sido a ideal e fez parte de um arranjo político, mas parece-me que a senadora tem a cabeça mais arejada e não é conservadora como Ana de Hollanda. Isso não é pouco. Ana foi a anti-Gil/Juca. Se alinhou ao ECAD. Retirou o projeto de Lei Autoral – fruto de discussão nacional de mais de dois anos – da Casa Civil, quando este já estava prestes a ir à votação no Congresso. O retrocesso não foi pequeno e o ministério perdeu importância nesse período. Foi uma aposta errada da presidente, que demorou uma eternidade pra tirar Hollanda do cargo. Então, acho muito difícil ficar pior do que estava.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Go to TOP