Mérito Deífilo Gurgel homenageia 9 “guardiões” da cultura popular do RN

Iniciativa bacana desta gestão de titia Isaura a de criar o prêmio que, por si, já homenageia a figura querida de Deífilo (retratado aí em riba pelo cartum de Túlio Ratto), como também reconhece o trabalho abnegado de alguns em manter o legado da cultura popular. Esta medalha foi criada ano passado, quando foram homenageados 13 pessoas, com a honraria entregue durante o Agosto da Alegria. Houve também homenagem póstuma a Chico Daniel, com seu filho Josivan representando o pai. Este ano, além de apenas nove nomes lembrados, não teve nenhuma homenagem póstuma.

Receberão a medalha este ano: o pesquisador Cláudio Galvão; Gibson Machado, que faz um trabalho espetacular de promoção e salvaguarda da cultura popular de Ceará-Mirim; Oséas Carlos Almeida Lopes (desconheço); Paulo de Medeiros Gastão (desconheço); o dramaturgo Racine Santos; Ricardo Elias Leker Canella (desconheço); Roberto Lima de Souza (será o ex-presidente da Funcarte?); o historiador e pesquisador Rostand Medeiros; e o mestre Tião, que recebeu recentemente a maior honraria cultural do Brasil, das mãos da então ministra da Cultura, Marta Suplicy.

Os homenageados de 2013, eu consegui recuperar no google. Foram Dácio Galvão, representante do projeto Nação Potiguar; Vera Santana, representante do projeto Conexão Felipe Camarão; Iaperi Araújo, presidente do Conselho Estadual de Cultura; escritora Anna Maria Cascudo, diretora do Instituto Ludovicus; Severino Vicente e Gutemberg Costa, da Comissão de Folclore; Pedro Correia (Congos de Calçola); Severino Roberto da Silva (Caboclinhos de Ceará-Mirim); Antônio Marques, colecionador de arte popular; e Mãe Nem (cultura afrobrasileira).

Jornalista por opção, Pai apaixonado. Adora macarrão com paçoca. Faz um molho de tomate supimpa. No boteco, na praia ou numa casinha de sapê, um Belchior, um McCartney e um reggaezin vão bem. Capricorniano com ascendência no cuscuz. Mergulha de cabeça, mas só depois de conhecer a fundura do lago. [ Ver todos os artigos ]

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ao topo