Coco de Roda Mestre Severino faz show na Vila de Ponta Negra
Fotografia de capa: Diogo Ferreira
Na conclusão da pequena turnê de lançamento do seu segundo CD, Trem de Mangaba, o grupo Coco de Roda Mestre Severino anuncia a última parada:
Show neste sábado (29), a partir das 20h, na Tapiocaria da Vó, na Vila de Ponta Negra.
E com a companhia especial do grupo Bambelô Cajueiro Abalô do Mestre Pedro Piloto.
Iniciada em outubro, a turnê percorreu Alcaçuz, Canguaretama e Santa Cruz, no Rio Grande do Norte, sempre com um convidado da cultura popular local.
Exemplos são expressões como o Pastoril Maria Emília de Pirangi, Mestre Bacalhau e Damas de Rei de Baile do Mestre Geraldo Lourenço.
Este show em Natal será a ultima ação do projeto Cantando e Contando Coisas de Coco – iniciado em dezembro de 2015.
O projeto contemplou o processo de gravação em estúdio das cantigas rememoradas pelo Mestre Severino, com tiragem inicial de mil cópias do CD (30% distribuídos em escolas públicas potiguares).
Também foram realizadas as oficinas Coco pra Você, entre os meses de abril e junho, na comunidade de Alcaçuz, em Parnamirim, distrito onde reside o mestre.
Foram diversas atividades para crianças e jovens interessados sobre cantigas, danças e histórias do universo do coco de roda.

80 anos de Mestre Severino
O CD Trem de Mangaba tem direção musical de Cacau Arcoverde e participações de grandes artistas da música potiguar: Mestre Pedro Piloto (Ganzá), Canindé Guara (Rabeca), Carol Benigno (Acordeom), Ricardo Baya (Violão), Ângela Castro, Joana Knobbe, Lysia Condé e Tiquinha Rodrigues (vocais).
Cacau, além de diretor, insere percussões orgânicas no disco.
Assim ele descreve a experiência:
“Um portfólio musical representando o Coco de Roda Potiguar de forma telúrica e poética. Recordações do tempo de menino, memórias ancestrais de histórias e cantigas que permeiam as lembranças do mestre que aprendeu com seu querido pai nos terreiros dos engenhos e nas casas de farinha. Lembranças de outrora uma viagem a seu íntimo universo paralelo de loas”.
O segundo registro dos cocos de memórias do mestre Severino chega em clima de comemoração.
Em 2016, ano em que o mestre celebrou seus 80 anos de idade, o grupo completa oito de história.
O Coco de Roda Mestre Severino tem na atual formação, Cris Diógenes, Luara Schamó, Lilian Carvalho, Ilnete Porpino, Ricelly Sousa e Kleber Moreira.
O sexteto compartilha a brincadeira nos tambores, vocais e dança com o mestre Severino.

Show de lançamento do CD Trem de Mangaba
Sábado (29), a partir das 20h
No Restaurante & Tapiocaria da Vó, Vila de Ponta Negra, Natal (RN)
Rua Ver. Manoel Coringa de Lemos, 488, Vila de Ponta Negra
Entrada Franca
CD – R$25,00
Comentários