Monteiro na Trienal de Arquitetura de Lisboa

De Fernando Monteiro, por e-mail:

Tácito:
Bom dia.

Aqui, uma boa notícia (que veio – antes – por intermédio do contato que fizeram com VOSMICÊ): o comissariado organizador/Curadoria da 2ª edição da TRIENAL DE ARQUITETURA DE LISBOA acaba de formalizar o convite para nossa participação no evento, em outubro próximo, na cidade de Lisboa.

Grande abraço,
Fernando

**********

Caro Fernando Monteiro,

Em nome da 2ª edição da Trienal de Arquitectura de Lisboa, sob o tema “Falemos de Casas” e a decorrer entre 14 de Outubro e 16 de Janeiro de 2010, gostaríamos de poder entrar em contacto consigo, convidando-o e a participar numa das exposições nucleares a ter lugar no Museu Collecção Berardo, em Lisboa.

A Trienal de Arquitectura de Lisboa 2010, que lhe apresentamos em detalhe no documento anexo, será comissariada por Delfim Sardo, tendo como Director Geral o Arquitecto José Mateus.

No Núcleo principal da Trienal, contamos com 3 grandes exposições, tendo a do Museu Berardo a designação “Falemos de Casas – Entre o Norte e o Sul” que, sob o comissariado de vários curadores convidados, apresentará 4 Núcleos: Norte da Europa, Suiça, Portugal e África/Brasil. Este último, onde o convidamos a participar terá como Comissários principais o Arquitecto Manuel Graça Dias e Ana Vaz Milheiro, e tem como intenção incorporar uma visão crítica, criativa e de sensibilização para a relação Cidade informal/Cidade real (favelas, musiques e caniço) em 3 cidades do Sul – Recife, Luanda e Maputo.

Para Recife, os Comissários tiveram-no como escolha principal e gostariam de o convidar no âmbito dos conteúdos expositivos, que apresentamos numa sinopse e descrição enviada em anexo, escrita por eles.

Gostaríamos de ter em conta o valor de fee para a sua participação de 2.000€, tendo em conta o que é proposto na apresentação. A data limite, caso aceite o convite, tem como deadlines a apresentação do ensaio final (com 30.000-50.000 caracteres) até ao próximo dia 30 de Abril, por constrangimentos com as datas que temos de realização dos catálogos e material editorial da Trienal. A exposição irá iniciar os trabalhos de execução no dia 10 de Agosto 2010. A sua inauguração está agendada para o dia 14 de Outubro 2010.

Em nome da Equipa da Trienal de Arquitectura de Lisboa 2010 e dos Comissários Ana Vaz Milheiro e Manuel Graça Dias, endereçamos os nossos melhores cumprimentos, esperando poder vir a trabalhar convosco neste projecto.

Julia Albani, Assistant Curator

ao topo