Morre o cineasta Sidney Lumet

Foto:Stephen Lovekin/AFP

NA FSP

O cineasta norte-americano Sidney Lumet morreu neste sábado (9), segundo a versão digital do “New York Times”. Segundo a publicação, Lumet morreu pela manhã em sua casa, em Manhattan (Nova York).

A publicação indicou que, segundo a enteada de Lumet, Leslie Gimbel, o cineasta morreu por conta de um linfoma. Ele tinha 86 anos.

Lumet foi um dos principais diretores da segunda metade do século 20. Ele dirigiu mais de 40 filmes nos quais mostrou sua versatilidade, retratando diferentes gêneros. Muitos dos filmes foram retratados em sua Nova York natal.

Lumet nasceu em 1924 e estreou no cinema em 1957 com “12 Homens e uma Sentença”.

Ele produziu também “Um Dia de Cão”, com Al Pacino, e “O Veredicto”, com Paul Newman (1982), entre outros.

Entre seus trabalhos mais relevantes estão ainda os filmes “Assassinato no Orient Express” (1974), “Serpico” (1973) e “Rede de Intrigas” (1976).

O último trabalho dele foi à frente do filme “Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto”, em 2007.

Lumet recebeu um Oscar pelo conjunto de sua obra na 77ª edição da cerimônia, que ocorreu em 2005. Apesar de ter sido indicado cinco vezes na categoria de melhor diretor, ele nunca venceu.

Ao todo, seus filmes receberam mais de 50 candidaturas ao Oscar, e costumavam ser pouco sentimentais e extremamente bem elaborados, tratando de assuntos inteligentes e complexos.

O “New York Times” lembrou que, em uma ocasião, Lumet escreveu: “Embora a meta de todos os filmes seja entreter, o tipo de filme que acho que vai um passo além obriga o espectador a examinar uma ou outra faceta de sua própria consciência, estimula o pensamento e faz fluir a criatividade”.

Nesse sentido, segundo o jornal, Lumet encontrava inspiração nos temas sociais e “seus melhores filmes não só examinavam as consequências do preconceito, a corrupção e a traição, mas também celebravam os atos individuais de coragem”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ao topo