Mostra de cinema debate diversidade de gênero
Cineclube Natal promove três sessões com longas-metragens estrangeiras e um curta potiguar, cujo diretor participará de um debate com professora e defensor público; destaque venceu o prêmio de melhor ficção de temática LGBT no Festival do Rio em 2015.
Imagem de capa: Sin-Dee Rella e Alexandra, do filme Tangerine
O Cineclube Natal juntou três filmes na Mostra Trans, para incluir o cinema no debate sobre um tema cada vez mais urgente: a diversidade de gênero.
Será entre 19 e 21 de outubro, no Teatro de Cultura Popular (TCP), com dois longas-metragens, um curta e um debate no último dia sobre a temática.
Os filmes Romeos, Tangerine, e Vitruviano e o poema da inerente invisibilidade foram selecionados em sessões que começam às 18h30. A entrada custa R$5,00.
Romeos (2011)
A comédia dramática alemã tem no protagonista um jovem de 20 anos recém-chegado em Colônia para viver uma nova fase da vida. Ele nasceu Miriam, mas agora é Lukas, absorvido por conflitos pós-adolescência e pela transformação por que passa. Enquanto a paixão de Lukas por Fabio aflora, a dificuldade de um transgênero ser aceito (inclusive entre os gays) é revelada. Roteiro e direção é de Sabine Bernardi.
Tangerine (2015)
O filme do diretor Sean Baker foi feito com três iPhones. Sin-Dee Rella é travesti e prostituta e acabou de sair da prisão. Ela descobre que é traída pelo namorado e cafetão Chester com uma mulher ‘de verdade’. Sin-Dee sai pelas ruas de Los Angeles com a amiga Alexandra em busca da tal amante para acertar as contas. Tangerine levou o prêmio de melhor ficção de temática LGBT no Festival do Rio em 2015.
Vitruviano e o Poema da Inerente Invisibilidade (2016)
Curta do diretor radicado em Natal, Sihan Félix, Vitruviano (Classificação: 16 anos) traz uma mulher no corpo de um homem em reflexão sobre a sociedade, como o poema referido no título. O filme entrou na seleção oficial do 14º Cine Amazônia (Festival Latino Americano de Cinema Ambiental) e na Mostra Anchieta Fernandes de Filmes Potiguares. Sihan debaterá o filme com a professora Bia Crispim de Almeida e o defensor público Manuel Sabino Pontes.
Serviço
Mostra Trans
Com os filmes: “Romeos”, “Tangerine” e “Vitruviano”
No Teatro de Cultura Popular (Rua Jundiaí, 641, Tirol)
Entre os dias 19 a 21 de outubro (quinta-feira a sábado)
Às 18h30
Entrada: R$5,00
Comentários