Mostra de Animação Japonesa traz exposição comemorativa

Para receber cinéfilos que chegarão ao Teatro de Cultura Popular ávidos pelas animações japonesas exibidas entre os dias 17 e 20 deste mês, o Cineclube Natal e a Associação Cultural Nipo-Brasileira do Rio Grande do Norte também organizaram na galeria do teatro a exposição “60 Anos da Imigração Japonesa no RN”, com objetos típicos da cultura nipônica.

Os itens estarão dispostos durante os quatro dias da mostra, como parte das comemorações que começaram em julho passado, com exposição e diversas atividades no SEBRAE/RN.

Para a Mostra de Animação, serão trazidos livros, jogos, bonecas em miniatura e objetos de decoração.

Além de mostrar a cultura japonesa, a intenção da Associação Nipo-Brasileira no RN é recordar a trajetória das 10 famílias que se fixaram, a princípio, em Pium, e que formaram o primeiro núcleo de imigrantes japoneses no Rio Grande do Norte.

Em 2016 se comemora o 60º aniversário da primeira imigração japonesa em território potiguar, pois foi em 10 de julho de 1956 que chegaram, em Pium, as primeiras famílias que aportaram em Recife, vindas de diversas regiões do Japão (Kumamoto, Yokohama, Yokosuka, Osaka e outras).

Essas dez famílias e mais tantas outras (mais de 50 famílias embarcaram no América Maru, rumo ao Nordeste do Brasil) formaram uma geração de imigrantes de características diferentes daquela que ocorreu principalmente no estado de São Paulo e no Paraná, no início do século passado.

É essa a história que se pretende registrar nas atividades comemorativas de seus 60 anos.

A Mostra de Animação Japonesa começa nesta quarta-feira (17), com Whisper of the Heart, dos estúdios Ghibli, seguida por Perfect Blue, na quinta, finalizando com Mind Game, na sexta; no sábado, a programação será encerrada com debate entre especialistas e exibição de curtas.

Mostra de Animação Japonesa do Cineclube Natal

Do dia 17 a 20 de agosto (quinta-feira a sábado)

Teatro de Cultura Popular Chico Daniel (Anexo à Fundação José Augusto) – Rua Jundiaí, 641, Tirol

Horário: 17, 18 e 19 de agosto às 18h30, e no sábado, às 17h

Taxa de manutenção por sessão: R$ 5

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ao topo